Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

Santa Cruz do Sul

Categoria:

Ocorreu do dia 18 ao dia 24, na Nova Acrópole de Santa Cruz do Sul, a XIV Semana da Filosofia em homenagem ao grande artista, cientista e filósofo Leonardo da Vinci.

A Semana teve início com a Abertura que ocorreu juntamente com as demais palestras, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e contou com duas apresentações artísticas, sendo a primeira um coral de músicas renascentistas e a segunda um recital de poesias com declamações de poetas da época, como Luís de Camões e William Shakespeare.

Ao todo foram realizadas quatro palestras, nos dias 18, 19, 20 e 21, abordando desde o contexto histórico de Leonardo, como na palestra proferida pelo professor Rafael Ebert que falou sobre o contexto histórico do Renascimento. “Um gênio não existe sozinho, ele se forma no seu tempo, e precisa de um mestre que o ajude a despertar, desde dentro, todo o seu potencial”, frisou.

Em todas as palestras foi abordado o fundamento filosófico no qual Da Vinci construiu a grandiosidade de sua vida e obra, e de sua época. Fundamento este que foi um resgate dos ideais platônicos, especialmente sobre a Beleza e sobre o Amor, e que foram difundidos na Academia Neoplatônica de Florença.

No domingo ocorreu uma atividade na praça em que foram promovidos diálogos filosóficos, além de apresentações artísticas e uma exposição sobre Da Vinci. Também estiveram presentes na Semana da Filosofia as figuras caracterizadas de ‘Leonardo da Vinci’ e da ‘Mona Lisa’, após uma pesquisa sobre vestimentas da época.

As atividades foram promovidas pelos alunos e voluntários da Nova Acrópole de Santa Cruz do Sul e foram construídas com base em um processo filosófico de compreensão sobre a figura de Leonardo da Vinci e as ideias que moveram o Renascimento, visando se aproximar destas mesmas ideias e de como elas podem contribuir para que hoje se possa construir um mundo mais belo, melhor e mais feliz. Sonho este que também foi o de Leonardo da Vinci e de todos os gênios do Renascimento.

Tags: Concerto Musical | Diálogos | Exposição | Semana da Filosofia