Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Nova Acrópole / XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês
XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

São Paulo - Santana

Categoria:

XIII Semana da Filosofia, entre os dias 5 e 10 de Novembro, foi comemorada pela sede Santana da Organização Internacional Nova Acrópole com Palestras, Cafés Filosóficos, Roleta das Virtudes e Feira do Livro. O tema desenvolvido este ano foi Confúcio, o filósofo chinês.

As atividades programadas foram realizadas tanto na sede da Nova Acrópole como na Biblioteca Nuto Santana onde aconteceu a palestra proferida pela profª Eloísa Moura, “Ética e Política na Filosofia de Confúcio”, além da Roleta das Virtudes.

Confúcio (551-479 a.C.) viveu numa China repleta de conflitos e dificuldades sociais, humanas e políticas. Conhecido mais pelo nome que por seus ensinamentos, as atividades visaram conscientizar as pessoas da atualidade de seu pensamento. “O cenário complexo de sua época não é muito distinto do nosso próprio cenário, seja no nosso próprio país, seja num contexto mundial”, comenta Eloísa. “Um panorama como este motivou e motiva as pessoas na busca de soluções profundas e práticas para os problemas humanos. Este contato vital com a Tradição Clássica oferece maior segurança às nossas próprias resoluções”, finaliza.

O público presente também foi convidado a girar a Roleta contendo virtudes como ritmo, serviço, altruísmo, conduta moral, piedade, entre outras. A virtude sorteada era explicada ao participante, dentro do contexto da filosofia moral desenvolvida por Confúcio.

A estudante Vilma Fidalgo, que compareceu à palestra na Biblioteca, comenta:

“Nas aulas do Curso de Filosofia, há alguns anos atrás, já havia sido apresentado este filósofo. É muito rico ver como a sua mensagem é sempre válida. O resgate do seu sentido humanista nos mantém vivos como seres humanos e nos alerta para a sua aplicação prática em nosso dia a dia”.

 

Tags: Roleta das virtudes | Semana da Filosofia