Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

São Paulo - Santana

Categoria:

A XIV Semana da Filosofia, entre os dias 18 e 22 de novembro, foi comemorada pela sede da Nova Acrópole em Santana com palestras e painéis. A professora Eloísa Moura comenta: “Nesta edição da Semana da Filosofia, homenageamos o renascentista e humanista Leonardo da Vinci, em comemoração ao 5º centenário de sua morte (1452-1519)”.

As palestras focaram o aspecto humanista e filosófico deste gênio do Renascimento. Leonardo foi pintor, arquiteto, engenheiro, cenógrafo, teatrólogo, coreógrafo, geógrafo, cartógrafo e geólogo, escultor, botânico, inventor, músico, pedagogo, além de dominar a escrita ambidestra e espelhada. Segundo diz Eloísa: “Ele viveu num período profundamente marcado pelos valores culturais e filosóficos. O Renascimento revitalizou toda a Europa, a partir de Florença, Milão e Veneza. De Leonardo, podemos dizer que ele foi o protótipo do homem renascentista”.

A mensagem da vida e obra de Leonardo é o espírito sempre aberto ao aprendizado e a capacidade de tornar todo o aprendido partícipe de sua obra e de sua vida.

Em uma das palestras da XIV Semana da Filosofia, o professor Danilo Gomes relata: “Alguém perguntou se o momento atual nos impede de nos desenvolvermos tão completamente como o fez Leonardo… Só houve um Leonardo, então esta não é a ideia! Mas podemos extrair dele uma inspiração para, com o mesmo amor pela Sabedoria e a mesma dedicação, sermos um pouco melhores e um pouco mais sábios”, conclui.

E por falar em Amor pela Sabedoria, este é um valor prático da Filosofia à Maneira Clássica: dar-nos apoio na busca e no encontro da Sabedoria, em nosso nível, tendo modelos de desenvolvimento que nos alentem na nossa caminhada.

 

Tags: Exposição | Semana da Filosofia