Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

A Filosofia em Machado de Assis

A Filosofia em Machado de Assis

Santos

Categoria:

Em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca, a Organização Nova Acrópole de Santos realizou a palestra “A Filosofia em Machado de Assis”, no dia 9 de novembro.

Por meio do estudo de quatro contos do autor, o instrutor Ricardo Soutullo evidenciou as reflexões profundas e de importância para a nossa vida atual através dos contos que Machado de Assis nos proporciona em sua escrita.

Em Igreja do Diabo podemos refletir sobre o homem não ser nem absolutamente mal, nem absolutamente bom, mas sim, conter em si ambos os aspectos.

O Espelho nos lembra a importância da identidade, do cultivo da vida interior.

Já o conto Sereníssima República nos mostra mais uma vez que o coletivo de seres humanos virtuosos é que poderá sustentar uma forma de governo verdadeiramente justa.

E A Visita de Alcebíades nos coloca de frente à esterilidade das formalidades superficiais de uma moda que, ao valorizar desmedidamente a sobriedade, se afasta dos valores da alma humana.

“Hoje eu sei porque Machado de Assis é grande. Porque ele realmente conhecia a alma humana e com isso tocava aos seus leitores de forma profunda”, comenta a aluna e voluntária de Nova Acrópole, Ana Pataro, ao final da palestra.

 

 

Tags: Palestra