Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Aula de Apresentação do Curso de Filosofia à Maneira Clássica

Nova Acrópole / Aula de Apresentação do Curso de Filosofia à Maneira Clássica
Aula de Apresentação do Curso de Filosofia à Maneira Clássica

Santos

Categoria:

No dia 20 de março, aconteceu na Nova Acrópole – sede Santos, uma Aula de Apresentação do Curso de Filosofia à Maneira Clássica, realizada por Simone Matias.

A aula abordou a importância da Filosofia à Maneira Clássica na atualidade e como utilizá-la como ferramenta para seu dia a dia, além disso, também apresentou alguns temas estudados no primeiro nível do curso, como Ética, Sociopolítica e Filosofia na História. A seguir um trecho da palestra:

“Somos mais do que uma máquina biológica. O ser humano tem outras necessidades além da simples sobrevivência, busca de conforto e segurança. Precisa dar sentido, significado à sua vida. As grandes perguntas a respeito do seu papel no mundo e o propósito da sua vida lhe são naturais e as aspirações ao que é Belo, à Justiça, e à Bondade são buscas que residem no que há de mais profundo nos homens e mulheres. Esses grandes ideais, quando conscientes através da Filosofia, dão critérios, parâmetros de vida para nos transformarmos em pessoas melhores, mais generosas, mais corajosas e justas.

Trata-se de uma busca de sabedoria que está na raiz da palavra Filosofia (amor à sabedoria).

A Filosofia hoje é entendida como apenas um exercício mental desconectado da vida prática. Porém, a Filosofia propunha em suas origens uma vivência prática e diária dos grandes ideais de vida, tratava-se de formação humana.

Nova Acrópole resgata essa Filosofia como forma de vida, como meio de desenvolver conscientemente o melhor de nós para crescer interiormente e recuperar os laços profundos que nos unem com os demais e com a Natureza.”

Ao fim da aula, foi perguntado a alguns visitantes, o que mais gostaram ou acharam interessante e Allan de Oliveira, estudante de Serviço Social, respondeu: “Eu achei interessante que ela trouxe que não iríamos estudar só os pensadores, também iriamos trazê-los para o cotidiano.”

 

Tags: Curso de filosofia