Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Ciclo de Palestras em homenagem à cidade de Santos: As Bordadeiras do Morro São Bento

Ciclo de Palestras em homenagem à cidade de Santos: As Bordadeiras do Morro São Bento

Santos

Categoria:

Voluntários da Nova Acrópole Santos celebram o aniversário de 21 anos da escola na cidade com um ciclo de palestras em homenagem à personagens de importância histórica e cultural para a região.

Dias 26, 27 e 28 de outubro foram ofertadas palestras ao público, com vagas limitadas, respeitando os protocolos de segurança para covid-19. Uma oportunidade para os moradores da cidade e os próprios voluntários e alunos conhecerem um pouco mais, não somente a história e cultura da cidade, mas também os homens e mulheres que ofertaram suas vidas para a construção de instituições e serviços que marcaram a história e ainda hoje atendem a população santista.

Essa bela homenagem foi encerrada com a palestra sobre “As Bordadeiras do Morro São Bento”, mulheres que chegaram à cidade no início do século XX e tomaram para si a responsabilidade da transmissão de uma tradição vinda de sua terra natal, a Ilha da Madeira. A palestrante Denise Machado nos revela que para desenvolver esse ofício, um verdadeiro trabalho artístico, que utiliza a linha e agulha para expressar a Beleza, é necessário concentração e quietude.

Carine Soares, que esteve pela primeira vez na escola, expressa sua impressão após a palestra: “É uma arte, um recado da alma, muito especial. É uma pena que nem todos conseguem ver. Elas vieram para dar esse recado e espero que as pessoas possam ouvi-las.”

As bordadeiras do Morro São Bento inspiram ao cumprimento do dever que vem da alma, com leveza, com amor nas mãos e com a confiança de que a realização da ação do dever é a fonte de todo o contentamento.

Tags: Palestra