Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

“Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia

Nova Acrópole / “Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia
“Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia

Santos

Categoria:

Os voluntários da Organização Nova Acrópole de Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santos, realizaram na manhã de 15 de novembro a limpeza do Monumento aos Imigrantes Japoneses. Instalada no Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino), um dos cenários mais bonitos da Região da Baixada Santista, a estátua recebeu lavagem, lixamento e polimento no bronze. Além disso, os voluntários limparam placas de inox e pedras de mármore que compõem o entorno do monumento. A ação, 6ª esse ano, integrou a programação da XII Semana da Filosofia.

Com o objetivo de desenvolver entre os estudantes o voluntariado ecológico, a Nova Acrópole tem despertado o interesse e a valorização da memória histórica de Santos e seu papel na formação do Brasil. A escultura escolhida, com altura de 4,5 metros, esculpida por Cláudia Fernandes, foi inaugurada em junho de 1998 e, originalmente, estava localizada em outro ponto da orla de Santos (Boqueirão). Foi transferida ao Parque em 2009, um ano após as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Santos tem um papel estratégico na chegada dos primeiros nipônicos ao País. Foi pelo porto santista, em 1908, que o navio Kasatu Maru atracou no armazém 14 trazendo os primeiros imigrantes que saiam do Japão assolados pela fome, miséria e desemprego. O Brasil foi escolhido pelo governo japonês como o melhor destino, apesar das diferenças culturais, climáticas, linguísticas e gastronômicas. Acordos diplomáticos quebraram o estigma que persistia desde 1880, ano em que Brasil e Japão começaram a selar acordos internacionais. Nesse período, o governo brasileiro priorizava a vinda de europeus e não tinha interesse em receber populações asiáticas.

Marisa Lousada Lamas, moradora do bairro José Menino onde está o Parque, elogiou a iniciativa. “É importante agir coletivamente em prol da sociedade. Isso faz muita diferença”. A ação de voluntariado já fez trabalhos de limpeza e conservação nos seguintes monumentos: Saturnino de Brito (sanitarista), Ariosto Guimarães (advogado ligado a projetos sociais), Vicente de Carvalho (poeta), Padre Anchieta (jesuíta) e Nichos do Monte Serrat (peças que compõem o roteiro das mais importantes festas culturais de Santos).

 

A Organização Internacional Nova Acrópole

Desde 1957 a Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado – promove mundialmente o resgate do valor prático da Filosofia: ser uma forma ética de vida, que permite aos seres humanos desenvolver conscientemente suas melhores características e assim melhorar o mundo à sua volta. Nova Acrópole não tem fins lucrativos e é totalmente feita por voluntários em 60 países.

“Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia

 

Tags: Semana da Filosofia