Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Nova Acrópole realiza 28ª ação de limpeza de monumento na cidade: Nichos da escadaria do Monte Serrat

Nova Acrópole realiza 28ª ação de limpeza de monumento na cidade: Nichos da escadaria do Monte Serrat

Santos

Categoria:

Nova Acrópole realiza 28ª ação de limpeza de monumento na cidade: Nichos da escadaria do Monte SerratNova Acrópole de Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santos, realizou no dia 1 de setembro, a vigésima oitava ação de conservação dos monumentos da cidade. A atividade consistiu nos retoques finais dos nichos feitos em bronze que se encontram na escadaria do Monte Serrat e que abrigam imagens em relevo narrando a via crucis e contou com oito voluntários.

“Este é um momento sempre muito especial e aguardado por todos nós. Temos a oportunidade de cumprir o nosso dever cívico e  conhecer um pouco mais sobre a história da nossa cidade”, comentou o professor da Nova Acrópole, Ricardo Soutullo.

A parceria entre a instituição educacional e a Secult já dura quatro anos, e uma vez por mês realiza esta ação em um monumento específico de Santos. “O apoio dos voluntários é de grande valia para nós. É um ato de cidadania, mas também uma oportunidade de troca de conhecimentos”, comentou a coordenadora de Museus e Galerias da Secult, Inês Rangel.

Mesmo estando no período de pandemia, o apoio voluntário foi realizado, tendo em vista que seria possível trabalhar com EPIs recomendados para resguardo do risco de contágio, e que os voluntários têm recomendação da instituição de atentar a todas as regras definidas pelos órgãos responsáveis.

Sobre a obra

Seguindo Estilo Colonial, os 14 nichos narram a via crucis de Jesus e estão espalhados ao longo dos 402 degraus da escadaria do Monte Serrat. A estrutura é feita de granito e abriga imagens em bronze, apresentadas em relevo. As cenas bíblicas foram esculpidas pelo artista italiano Marino Del Favero (1864-1943) e fundidas no metal por Metelo Benedetti.

Sobre o Projeto Clio

Trata-se de um projeto de limpeza dos monumentos de Santos realizado pelos voluntários da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado. O projeto iniciou em 2017 e o objetivo é valorizar e preservar a memória histórica da cidade e do Brasil, representada pelas personagens exaltadas nas obras. É também uma via de expressão dos alunos filósofos e voluntários, que sabem que qualquer pequeno gesto de boa vontade pode tornar o mundo um lugar melhor, e beneficiar inclusive a si mesmo, já que somos parte do mundo.

Confira a notícia no site da Prefeitura de Santos: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/nichos-no-monte-serrat-em-santos-passam-pelos-retoques-finais-de-manutencao

Tags: Meio Ambiente