Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Passeio cultural – Exposição “O triunfo da cor: o pós-impressionismo”

Nova Acrópole / Passeio cultural – Exposição “O triunfo da cor: o pós-impressionismo”
Passeio cultural – Exposição “O triunfo da cor: o pós-impressionismo”

Santos

Categoria:

Os estudantes do Curso de Filosofia à Maneira Clássica da Nova Acrópole de Santos reuniram-se no dia 15 de maio para visitar a exposição: O Triunfo da Cor: O Pós-Impressionismo, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. As obras primas são parte do acervo do Musée d’Orsay e Musée de l’Orangerie, localizados em Paris, França. A exposição apresenta 75 obras de 32 artistas que, a partir do fim do século XIX, sucederam os impressionistas e operaram uma revolução estética apoiada nas sensações visuais e uso intenso da cor. Entre os artistas da mostra estão: Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse.

Na semana que antecedeu o passeio foi ministrada uma aula sobre impressionismo e pós-impressionismo para que todos aproveitassem melhor o passeio. A aula destacou o aspecto filosófico da verdadeira arte: a Beleza. Os artistas do período questionaram os valores estéticos de momentos históricos anteriores, porém sem jamais trair a busca de cânones eternos de beleza, harmonia e equilíbrio. Nas palavras de Paul Cézanne (1839 – 1906): “A natureza é sempre a mesma, embora aquilo que chega à nossa vista nunca pareça igual. Nossa arte deveria fazer transparecer o permanente, debaixo de todas as aparências que mudam”.

Depois da exposição, os estudantes almoçaram no tradicional e histórico Mercado Municipal de São Paulo, inaugurado em 1933 e decorado com vitrais do artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras.

Tags: Passeio Cultural