Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Projeto Clio: higienização do busto de Ariosto Pereira Guimarães

Nova Acrópole / Projeto Clio: higienização do busto de Ariosto Pereira Guimarães
Projeto Clio: higienização do busto de Ariosto Pereira Guimarães

Santos

Categoria:

A Organização Nova Acrópole – Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santos, deu sequência ao projeto de limpeza de 122 monumentos a céu aberto da cidade, espalhados pelas praças e jardins da orla de Santos.

A segunda ação do projeto aconteceu no dia 26 de abril, às 9h. O monumento higienizado foi o busto de Ariosto Pereira Guimarães, localizado na praça José Bonifácio, em frente ao fórum (Centro de Santos). O busto de Ariosto, inaugurado em 26 de abril de 1999, tem 2,40 metros de altura e é confeccionado em bronze, com pedestal de concreto. O trabalho é do escultor Luís Garcia Jorge e presta homenagem ao jurista e professor.

Ariosto Pereira Guimarães nasceu em Campinas no dia 10 de fevereiro 1897, mudou-se para Santos com dois anos de idade. Formou-se em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco – SP, e abriu seu escritório em Santos em fevereiro de 1919. Foi co-fundador da Sociedade Amiga da Instrução Popular, voltada ao combate do analfabetismo nos bairros carentes e de escolas na lha Barnabé e nos bairros Alemoa, Macuco e Campo Grande, em Santos. Faleceu em Santos em 17 de novembro de 1994.

O objetivo do Projeto Clio é valorizar e preservar a memória histórica da cidade e do Brasil, representada pelos personagens exaltados nos monumentos. Ajudar a mantê-los belos e limpos é a contribuição voluntária e cívica que Nova Acrópole pretende dar em aval à relevância destas obras, além de ser uma via de expressão dos alunos voluntários que sentem dentro de si a necessidade de se doar a uma causa impessoal que beneficie seu entorno.

Na mitologia grega, Clio é a Musa da História, filha de Zeus e da Memória ou Mnemosine. É ela quem celebra as realizações, e é avalizadora das relações cívicas e políticas travadas entre nações.

 

Tags: Ação Social