Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Projeto Clio: higienização da escultura de Vicente de Carvalho

Nova Acrópole / Projeto Clio: higienização da escultura de Vicente de Carvalho

Santos

Categoria:

A Organização Nova Acrópole – Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santos, deu sequência ao projeto de limpeza de 122 monumentos a céu aberto da cidade, espalhados pelas praças e jardins da orla de Santos.

A terceira ação do projeto aconteceu no dia 6 de maio, às 9h. O monumento higienizado foi a escultura do poeta do mar, Vicente de Carvalho, localizada no jardim da praia de Santos, na altura do número 31 (entre as Av. Washington Luiz e Conselheiro Nébias). A escultura é de Caetano Fraccaroli e foi inaugurada em 1946.  Tem 4,20 m de altura, em bronze. O pedestal em granito representa as ondas do mar e duas ninfas aos pés do poeta. Também foi oferecido pelos voluntários de Nova Acrópole um varal de poesias, de autoria do próprio Vicente de Carvalho.

Vicente Augusto de Carvalho nasceu em Santos em 05/04/1866 e faleceu em 22/04/1924. Formou-se em direito aos 20 anos. Publicou seu primeiro livro de poesias ‘Ardentias’, em 1885. Foi eleito deputado estadual e integrou, em 1891, a comissão responsável pela constituição. Seu livro ‘Poemas e Canções’ (1907) é considerado sua maior obra. Atuou como ministro do Tribunal do Estado entre 1914 a 1920. Conseguiu o aforamento das praias para a população, sob a guarda da Prefeitura e Câmara, evitando que fossem vendidas a particulares, graças ao envio de carta ao então presidente da república Epitácio Pessoa, em 1921. Seu corpo está sepultado no cemitério do Paquetá.

O objetivo do Projeto Clio é valorizar e preservar a memória histórica da cidade e do Brasil, representada pelos personagens exaltados nos monumentos. Ajudar a mantê-los belos e limpos é a contribuição voluntária e cívica que Nova Acrópole pretende dar em aval à relevância destas obras, além de ser uma via de expressão dos alunos voluntários que sentem dentro de si a necessidade de se doar a uma causa impessoal que beneficie seu entorno.

A ação de Voluntariado filosófico: O pouco que fazemos repercute, e ajuda não só nossa cidade, mas o Universo, do qual fazemos parte. Para nós, filosófos acropolitanos, as ações partem de uma concepção ampla e profunda, e por isso é que podem se sustentar e ter continuidade.

Na mitologia grega, Clio é a Musa da História, filha de Zeus e da Memória ou Mnemosine. É ela quem celebra as realizações, e é avalizadora das relações cívicas e políticas travadas entre nações.

  

Tags: Ação Social | Varal de poesias e frases