Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana da Filosofia homenageia os Heróis

Nova Acrópole / Semana da Filosofia homenageia os Heróis

Santos

Categoria:

Em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, a Organização Nova Acrópole realizou o evento SEMANA DA FILOSOFIA, este ano na sua 11ª edição, que teve como tema O caminho do Herói e suas escolhas.

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro na Nova Acrópole de Santos aconteceram palestras, exibições de imagens sobre heróis, declamações de poesias, diálogos, visitas guiada à Galeria de Réplicas Arqueológicas, Varal de Pensamentos e Roleta das Virtudes Heroicas.

“Heróis sempre existiram na mitologia de diferentes culturas humanas; filhos de deuses com mortais, eles representam modelos de virtudes que capacitam o ser humano a realizar ações nobres. Não são superpoderes que fazem do homem um herói, mas sim os interesses humanísticos e o anseio por vivê-los, beneficiando a si e aos demais”, declarou a professora Simone Matias.

Os temas das palestras foram: O Herói nas Culturas Clássicas onde explicou-se o valor do mitos heroicos na Grécia Antiga, O Arquétipo do Herói: um passeio pelas Mitologias do Ocidente e Oriente,  com exibição de imagens de heróis e heroínas, o tema retratou alguns mitos e o que os caracterizava como modelos heroicos, O Herói retratado nas artes: Pinturas, Escultura e Poesia, falou sobre a influência e o papel do Herói através dos séculos e a arte como ferramenta de inspiração à Beleza. O diálogo filosófico Como ser heroico na vida cotidiana? A atitude inteligente para vencer a ansiedade, o cansaço, o medo e a solidão trouxe ao público reflexões sobre a importância do diagnóstico correto e como atuar sobre estes problemas muito presentes no cotidiano da maioria das pessoas.

A semana encerrou com a aula de apresentação do curso de Introdução a Filosofia à Maneira Clássica, cuja turma iniciará em 2017.

Tags: Diálogos | Exposição | Palestra | Roleta das virtudes | Semana da Filosofia | Varal de poesias e frases