Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Administrar o tempo para viver melhor

São Leopoldo

Categoria:

Temos um tempo limitado de vida. Não sabemos, porém, quando acaba. Como estamos fazendo uso deste tempo? E foi com esta indagação que o professor João Tavares deu início ao curso sobre Administração do Tempo, promovido pela sede de São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado – nos dias 12 e 19 de fevereiro.

Na abordagem filosófica, Tavares resgatou as representações mitológicas da tradição grega: com o deus Cronos, que simboliza o tempo contínuo, cronológico, objetivo, para falar sobre o tempo quantitativo, e o deus Kairós, que representa o tempo ágil, justo, de aproveitar a oportunidade, para o tempo qualitativo.

Também citou concepções de filósofos como o pré-socrático Zenão de Eleia e seu paradoxo relacionado a corrida do veloz Aquiles e a tartaruga, a relação entre o mundo sensível e inteligível de Platão, e o tempo como um bem precioso de Sêneca.

Na visão científica, o professor lembrou a necessidade de marcação do tempo, inicialmente com a observação da natureza. Mais tarde, também surgiu o fuso horário, para harmonizar a sincronização espaço/tempo ao redor do mundo, etc.

Vivência mais plena

“Ter consciência das experiências mais subjetivas tem relação com o nosso propósito de vida, os nossos sonhos”, lembra Tavares. E para que se obtenha um maior aproveitamento, uma vivência mais plena, virtudes como concentração e organização são importantes.

O desperdício de tempo auto gerado está na desorganização, local inadequado, procrastinação, incapacidade de dizer não, falta de planejamento, excessos – de tarefas, papéis, reuniões, telefonemas -, mau uso das redes sociais e notificações do celular, televisão, leituras não prioritárias… Ou seja, tudo aquilo que fazemos que não está de acordo com o que planejamos e sonhamos.

Na segunda etapa do curso foram apresentados métodos, técnicas e ferramentas para aprimorar a administração do tempo.

Tags: Curso Livre