Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Aula Aberta: Como Ser Protagonista de um Mundo Novo e Melhor?

Aula Aberta: Como Ser Protagonista de um Mundo Novo e Melhor?

São Leopoldo

Categoria:

Na noite de 26 de setembro, a sede leopoldense da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado – promoveu uma aula aberta com o tema “Como ser protagonista de um mundo novo e melhor?”

As pessoas que responderam ao convite para dialogar tiveram oportunidade de perceber a filosofia como um elemento norteador e uma forma de vida.

O instrutor Ivanor Sinigaglia resgatou o significado de protagonismo, que no teatro grego clássico é o personagem mais importante da trama. Fazendo uma analogia com o teatro, onde eram usadas máscaras (chamadas de persona) para caracterizar os personagens, Sinigaglia observa que também usamos máscaras em nossa vida diária para interagir no trabalho, com a família, na escola, etc. No entanto, se montarmos um planejamento para sermos protagonistas em cada uma dessas áreas estaremos andando na periferia de nós mesmos. Nosso ‘Eu’ não se desenvolve. “O mais importante é qualificar o ator. Se ele melhora como ser humano, todos os personagens também melhorarão”, diz.

Escolhendo Caminhos

O instrutor relacionou o protagonista também com aquele que combate na primeira fila, que tem uma visão mais ampla, mas também recebe os maiores embates e, por isso, necessita estar mais fortalecido. E esse fortalecimento está ligado à educação, já que aquilo que nos propomos viver passa necessariamente pela qualidade de nossas escolhas.

Dentro desse contexto, Sinigaglia lembrou o Mito da Caverna, do filósofo Platão, que desafia o ser humano a deixar de olhar as sombras e agir em direção à saída da caverna. Será um novo caminho, porém ele poderá buscar referenciais na tradição, na história da humanidade: ‘Como homens e mulheres, em diferentes épocas, enfrentaram este desafio?’ ‘O caminho que escolhi está me levando em direção ao bem, ao belo e ao justo, para mim e para a humanidade?’.

O primeiro desafio é conhecer a si mesmo, o que necessitará uma formação, já que o protagonismo vai exigir virtudes e valores. “E, à medida que coloco em prática os conhecimentos adquiridos, estarei saindo de uma visão reducionista da vida, e contribuindo para mundo novo e melhor”, completa.

Um belo diálogo entre os participantes encerrou as atividades da noite.

Aula Aberta: Como Ser Protagonista de um Mundo Novo e Melhor?

Tags: Diálogos | Palestra