Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Convite à Mudança: reconhecer onde estamos e buscar soluções

Convite à Mudança: reconhecer onde estamos e buscar soluções

São Leopoldo

Categoria:

“Desenvolver o melhor de mim e ajudar meu amigo a desenvolver o melhor de si”. Partindo deste conceito, associado à palavra grega philia, a instrutora Bárbara Klimiuk Sinigaglia deu início a aula de apresentação do Curso de Introdução à Filosofia à Maneira Clássica, na noite de 16 de maio, na sede de São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado.

“O ser humano faz escolhas todos os dias à medida que compara ideias diferentes. A filosofia nos dá subsídios que auxiliam nestas escolhas, estimulando a busca pelo melhor em mim e que se refletirá nos demais. Este é um dos aspectos da Filosofia à Maneira Clássica, proposta na Nova Acrópole, destacando que desde 1957 somos um movimento filosófico pelo mundo”, explica Bárbara.

Segundo ela, convivemos hoje com muitas fronteiras – geográficas, políticas, religiosas, etc. – onde cada um defende o seu ponto de vista. Isto também representa uma fronteira. “Às vezes as fronteiras estão na convivência, seja na equipe de trabalho ou na sociedade. Precisamos repensar nossa condição para provocarmos mudanças”.

Citou como exemplo a Idade Média, tão lembrada nos dias atuais: “A Idade Média é um convite para a busca de soluções, uma vez que sem sermos exigidos não evoluímos”.

Dentro deste contexto, a Organização Internacional Nova Acrópole, presente em 60 países, convida as pessoas a buscarem estas mudanças através do caminho filosófico.

Por que ser filósofo? Porque a sociedade necessita de pessoas que pensem e trabalhem em conjunto com outras, como expressão da fraternidade. Haverá desafios sim, mas também o surgimento de soluções. “Propomos a filosofia como uma forma de vida”, diz.

Responsabilidade pela Qualidade de Vida

Enfatizou também que temos uma grande responsabilidade com o nosso ambiente próximo: “O que faço, eu transformo? Contribuo com o todo? Somos responsáveis pela nossa qualidade de vida e do coletivo”.

Em Nova Acrópole a vivência filosófica inicia com o Curso de Introdução à Filosofia à Maneira Clássica, que oportuniza viver os princípios que regem a instituição: a fraternidade – o que nos une, e não aquilo que nos separa -, o conhecimento – através do estudo comparado de filosofias, religiões, ciências e artes -, e o desenvolvimento humano – estimulando não apenas a realização como indivíduo, mas como um membro ativo e responsável da sociedade.

 

Convite à Mudança: reconhecer onde estamos e buscar soluções

Tags: Curso de filosofia