Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Fazendo Parte de um Movimento Filosófico

Fazendo Parte de um Movimento Filosófico

São Leopoldo

Categoria:

Na noite de quinta-feira, 6 de fevereiro, a sede de São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado – apresentou a proposta do curso de Introdução a Filosofia à Maneira Clássica àqueles que atenderam ao convite para fazer parte de um movimento filosófico.

Na oportunidade, a instrutora Bárbara Klimiuk Sinigaglia situou os presentes em relação ao significado do nome da instituição. “Somos mais aptos a compreender as coisas quando estamos situados”. Ao falar em Organização trouxe como exemplo os órgãos que compõem o corpo humano, que são organizados para gerar vida. Assim também é a Nova Acrópole. Já o conceito de Internacional está ligado ao acesso ao mundo globalizado, uma vez que este movimento filosófico está presente em 60 países. Nova, transmite a ideia de renovar algo, e Acrópole remete a ideia grega de consciência e sabedoria.

Filosofia na Natureza

Bárbara resgatou a ideia de que a Filosofia não se restringe aos livros, uma vez que está muito ligada à Natureza e àquilo que vivemos no nosso dia a dia. Ou seja, Nova Acrópole, através da Filosofia à Maneira Clássica propõe mais do que teoria – uma filosofia viva, aplicada no cotidiano.

“Trabalhamos com a Filosofia enquanto busca da sabedoria, um movimento natural de todo ser humano. Se permanecer na ignorância há o risco do embrutecimento. E à medida que acessamos os ensinamentos, somos estimulados a aplicá-los.”

Essa busca pela sabedoria se dá através da cultura presente na ciência, na política, na arte e na religião. E através do voluntariado, o ser humano que busca conhecer a si mesmo poderá ofertar o seu melhor, contribuindo com o mundo a sua volta.

No entanto, temos que saber diferenciar o que é cultura humana de massificação. “O ser humano pode ver o mundo por si mesmo. Ele precisa ser como uma coluna – estável e forte – para sustentar a sociedade em que vive. Como? Conhecendo a si mesmo”. E continua: “Só existe uma forma de sermos sociedade: É sermos indivíduos, e não massa”.

A instrutora também falou em como está estruturado o curso de Introdução a Filosofia à Maneira Clássica e a importância de disciplinas como Ética, Sociopolítica e Filosofia da História, além das práticas de Psicologia e atividades complementares, dentro da proposta da Nova Acrópole – de renovação de valores humanistas, culturais e de esperança por construir uma sociedade melhor.

 

Tags: Curso de filosofia