Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Filosofia à Maneira Clássica: Um modo de vida

Nova Acrópole / Filosofia à Maneira Clássica: Um modo de vida
Filosofia à Maneira Clássica: Um modo de vida

São Leopoldo

Categoria:

Na noite de terça-feira, 2 de outubro, a Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado – promoveu uma aula de apresentação do curso de Introdução à Filosofia à Maneira Clássica.

Na oportunidade, o professor Ivanor Sinigaglia falou sobre a origem da palavra Filosofia, contextualizando-a dentro da história.

Diferente de como é conhecida nos tempos atuais – que habilita uma profissão dentro da sociedade -, a Filosofia para os gregos, por exemplo, era um modo de vida.

Conscientes de que o ser humano está se construindo, suas ações necessariamente deveriam gerar transformações; um ser humano que compreende progressivamente melhor a si, aos demais, a história, contribuindo para um mundo mais equânime.

Sinigaglia lembrou também um dos belos legados deixado pelos gregos – o teatro – para exemplificar a importância de conhecer a si mesmo e a partir daí promover transformações. “No teatro os gregos utilizavam máscaras, que chamavam de persona, para representar cada personagem. A representação no palco, no entanto, dependia do ator”.

Transportando essa ideia para nossa vida diária, o professor perguntou: “quais são minhas atuações na sociedade – família, trabalho, amigos, escola, etc? Não estamos nos preocupando muito com os personagens em detrimento do ator?” Segundo ele, a Filosofia à Maneira Clássica prioriza o ator estimulando, nas ações, ideias mais altruístas, mais equânimes, mais fraternas; um ser humano mais aberto e disposto a compreender e aprender.

UM CAMINHO PARA PERCORRER
Há 61 anos Jorge Angel Livraga fundou o movimento filosófico chamado Nova Acrópole, hoje presente em diversos países. Trata-se de uma proposta de formação humana, inserida no dia-a-dia que denominamos Filosofia à Maneira Clássica. Sua proposta é colaborar com o ser humano a responder as questões da vida oferecendo ferramentas que o estimulem a encontrar, e oferecer nas suas ações, o melhor em si, em cada momento de seu dia.

“A Filosofia é como a Primavera. Quando assimilamos uma ideia, nos renovamos e geramos transformações em nosso entorno”, observou Sinigaglia.

Para iniciar essa experiência, a Nova Acrópole oferece o Curso de Introdução, que trabalha com três eixos temáticos: Ética, Sociopolítica e Filosofia da História. São 16 encontros, um por semana, com duração de duas horas cada. Aulas expositivas, dialogadas e práticas sobre importantes sistemas de pensamento do Oriente e do Ocidente estimulam não apenas a reflexão, mas a utilização dos conhecimentos na vida diária.

Tags: Curso de filosofia