Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

“Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia

Nova Acrópole / “Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia
“Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia

São Leopoldo

Categoria:

Uma aula aberta com o tema Filosofia, Educação e Formação para o Ser Humano” aconteceu na noite de 13 de novembro, na sede da Nova Acrópole de São Leopoldo.

No encontro que fez parte da programação da XII Semana Filosofia, a educadora Bárbara Klimiuk Sinigaglia destacou a filosofia como uma condição própria do ser humano que busca conhecimento e compreensão da sua própria condição existencial, bem como do ambiente no qual está inserido.

No diálogo mediado, Bárbara lembrou que nosso atual modelo de educação dá primazia ao aprendizado por meio das atividades da mente humana e raramente integra as realidades afetivas e os sentimentos. No entanto, afirma que não aprendemos somente com a mente, mas também com aquilo que sentimos e com o que cultivamos. “O filósofo está sempre aprendendo, se educando, se formando, para doar aos demais aquilo que tem de melhor”, conclui.

“Reduzimos, geralmente, educação com escolarização ao vincular exclusivamente a educação com escolas e professores, entretanto, a educação transcende o ambiente escolar e inclui a vida em sociedade”, frisou a instrutora. Um exemplo interessante na Grécia Antiga, na sua idade de ouro, é a proposta de educação – Paideia – que tinha como objetivo a formação integral do ser humano, para que ele desempenhasse um papel inteligente e criativo na sociedade.

Hoje temos muita informação disponível. No entanto, é necessária também a formação – o cultivo dos sentimentos e da mente -, para que haja discernimento, critério e responsabilidade social, e o ecletismo tem essa função. Ao promover o estudo eclético e comparado de diferentes culturas e civilizações, Nova Acrópole estimula o desenvolvimento de uma visão mais ampla da vida, propiciando a busca de soluções para problemas de ordem individual ou coletiva.

Segundo Bárbara, muitas tradições filosóficas indicam que o ser humano que desconhece seu propósito de vida talvez não se realiza integralmente. Portanto, Educação e Formação humana são permanentes. “Cabe a nós, não apenas conhecer essa ideia, mas colocá-la em prática, transformá-la numa forma de viver”, finaliza.

 

Tags: Semana da Filosofia