Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Ideais Humanos e Protagonismo Histórico

Nova Acrópole / Ideais Humanos e Protagonismo Histórico
Ideais Humanos e Protagonismo Histórico

São Leopoldo

Categoria:

Falar sobre ideais humanos e não sobre pensamentos humanos foi a proposta da educadora Bárbara Klimiuk Sinigaglia no diálogo com a comunidade, que aconteceu na sede da Nova Acrópole de São Leopoldo, na noite de 10 de outubro.

O entusiasta grupo que respondeu ao convite para a aula aberta “Ideais humanos colocados em ação. Construção da Historia.”, teve oportunidade de resgatar conceitos, tais como: dialética, maiêutica, antropologia do imaginário, entre outros.

Bárbara enfatizou, na oportunidade, que o conceito de ideal está associado a modelo ou arquétipo, lembrando que ele tem existência mental: “Para o ideal apresentar-se na sociedade humana é necessário que seja conscientemente buscado e, através das ações daquele que o contempla, tornado real.”

A educadora destacou também que a imaginação é tão importante quanto os arquétipos, exemplificando que a razão nos ajuda a detectar uma crise, mas é a imaginação que nos ajuda a superá-la.

“A crise acontece quando algum valor deixou de existir. E é justamente nestes períodos que os ideais precisam ser recuperados. A história nasce das ações humanas, que podem ser guiadas por aquilo que sabemos e queremos viver. A busca pela sabedoria, que é a filosofia, pode nos tornar protagonistas da história”, concluiu.

Ideais Humanos e Protagonismo Histórico

 

 

 

Tags: Diálogos | Palestra