Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Preservação da Saúde e Controle do Estresse foi tema de Workshop

Nova Acrópole / Preservação da Saúde e Controle do Estresse foi tema de Workshop
Preservação da Saúde e Controle do Estresse foi tema de Workshop

São Leopoldo

Categoria:

Uma manhã de sábado voltada ao cuidado com a saúde. Com este propósito, a Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado – promoveu em 29 de setembro, o Workshop “Preservação da Saúde e Controle do Estresse”.

Composto por dois momentos – teoria e prática – o encontro tratou, inicialmente, de gerar compreensão sobre os mecanismos fisiológicos e neuronais relacionados ao estresse. Importante também considerar – como observou a professora Bárbara Klimiuk Sinigaglia – que as experiências cotidianas são preenchidas por desafios e que necessitamos nos adaptar para responder à eles de forma a saber lidar sem prejuízo da saúde física e mental. Numa visão mais ampla: saúde e doença, dor e alegria, tudo faz parte do viver.

“Nosso bem-estar não acontecerá em base a negação dos problemas e desafios familiares, sociais, mentais, emocionais, físicos, históricos, etc. Daí a necessidade de redefinirmos nosso olhar sobre a própria vida e circunstâncias”, diz Bárbara.

PRESERVANDO A SAÚDE
A maneira como lidamos com as circunstâncias faz toda diferença. E para exemplificar isso, a também professora Simone Palmeiro falou sobre a importância de nos conhecermos.

Ela resgatou a teoria da filosofia oriental dos Cinco Elementos da natureza e relacionou com a própria constituição humana. “Não podemos creditar nossa vida apenas ao físico. Nossa estrutura envolve também aspectos de vitalidade, emoções e sentimentos, pensamentos e ideais. É como um iceberg, que enxergamos apenas uma parte, se ficarmos focados apenas na estrutura física.”

No entanto – observou Simone -, existem treinamentos específicos que favorecem o conhecimento integral de si e, assim, desenvolver a capacidade de gerenciar todas as necessidades de forma harmônica.

LIDANDO CONSIGO MESMO
Voltar à natureza, valorizar o presente, lidar adequadamente conosco e, abrir-se ao outro, que por ser diferente, nos desafia. “A compreensão de si surge com o exercício de viver. O estar em sociedade nos desafia a crescer. Mas, para isso é necessário vontade própria”, enfatizou a professora Bárbara.

Segundo ela, para bem agir temos de impedir que o estresse se torne crônico. Por exemplo, a preparação para uma competição esportiva requer treinamento de respiração, muscular, etc., no entanto, ao acabar a prova, o atleta necessita “desligar”, relaxar completamente. “Esse controle é tão importante hoje quanto em termos de futuro. Uma visão de mundo negativa faz com que ‘desliguemos’ cada vez menos, a tal ponto de nos modificarmos geneticamente e transmitir esse estresse aos nossos descendentes”, afirma.

Na segunda parte do Workshop, o público presente executou uma série de exercícios, experimentando na prática o conhecimento teórico recebido.

Tags: Curso Livre | Saúde