Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Resiliência, um Valor para Viver Melhor

Resiliência, um Valor para Viver Melhor

São Leopoldo

Categoria:

Na noite de terça-feira, 13 de agosto, uma rica diversidade de pessoas se fez presente na aula aberta, realizada na sede leopoldense da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado.

Ao abordar o tema “Resiliência, um Valor para Viver Melhor”, a professora Bárbara Klimiuk Sinigaglia destacou a ideia de que a vida sempre nos propõe provas, resgatando o ditado popular de que “aquilo que não nos mata, nos fortalece.”

Segundo ela, existem as pequenas e as grandes provas, das quais saímos sempre mais fortalecidos. “Na mitologia encontramos a representação de Hécate, relacionada aos momentos de decisões das provas, momentos onde se desiste ou se supera. E, nas provas extremas, se torna destacado o valor da resiliência enquanto força psíquica.”

 

Responsabilidade Frente aos Acontecimentos

Bárbara falou também sobre Viktor Frankl, e sua obra Em Busca de Sentido, na qual descreve sua experiência de viver em campos de concentração. Experiência e superação que podem ser relacionados com o sentido da resiliência.

A exemplo de Viktor Frankl é possível superar as difíceis situações que se apresentam na vida, na medida que cada um encontre um sentido para sua própria existência. “Este é o valor da resiliência, que nos tira de uma possível postura de vitimização para uma postura de autorresponsabilidade”, conclui.

 

Tags: Diálogos | Palestra