Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana do Meio Ambiente 2021 – Fotografia e Filosofia: um olhar para o invisível

Semana do Meio Ambiente 2021 – Fotografia e Filosofia: um olhar para o invisível

São Leopoldo

Categoria:

Na noite de quarta-feira, 2 de junho, a sede São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole abriu a Semana do Meio Ambiente 2021 trazendo o tema “Fotografia e Filosofia: um olhar para o invisível”.

A proposta teve como objetivo estimular um olhar mais sensível para o que acontece ao nosso redor, para a forma como estamos contribuindo com o equilíbrio e harmonia da Natureza da qual fazemos parte. Para tanto, os alunos acropolitanos Sandra Oliveira e Sandro Lima apresentaram algumas ideias do fotógrafo e filósofo Pierre Poulain, que uniu sua experiência filosófica ao seu trabalho com a fotografia.

De fotógrafo profissional na França, em sua juventude, Poulain passou a dedicar-se com afinco à Filosofia. Fundou a sede de Nova Acrópole em Tel Aviv (Israel) em 1986. E, passados 20 anos, voltou à fotografia acrescentando a ela sua experiência filosófica. Um dos frutos deste trabalho – o livro A través del prisma – serviu como referência às ideias apresentadas.

Expressões da mesma busca pela sabedoria

Na visão de Pierre Poulain, fotografia e filosofia não são caminhos divergentes, mas expressões diferentes da mesma busca pela sabedoria, que se expressa em si mesma como beleza e estética.

“A câmera atua como uma interface transparente entre o homem e o cosmos, e revela um vínculo que está presente nas filosofias antigas entre o Microcosmos (neste caso, o fotógrafo) e o Macrocosmos (o Universo). Ao fazer uma foto, o fotógrafo está participando da natureza do Universo.”

Segundo ele, um bom fotógrafo captura um Arquétipo, uma ideia essencial e impessoal, ou um sentimento, uma parte da realidade objetiva. “Uma fotografia é uma porta, uma passagem aberta ao inteligível, ao sensível, do invisível ao visível. Olhar em sua natureza interna é como ver-se em um espelho – pode ajudar a descobrir a nós mesmos, a conhecer a nós mesmos.”

A prática constante da fotografia, enfatiza Poulain em sua obra, pode mudar nossa maneira de ver. Com o tempo, começaremos a perceber o invisível, além do visível, a realidade subjacente das aparências. E a filosofia, como uma ferramenta prática, nos permite experimentar esta realidade para compreendê-la, ajudando-nos a ser seres humanos melhores.

Semana do Meio Ambiente 2021 - Fotografia e Filosofia: um olhar para o invisível

A foto e a vida na visão de nossos estudantes

Num segundo momento do encontro foram projetadas algumas fotografias de estudantes de Nova Acrópole, permitindo a ampliação do diálogo e belas reflexões.

Concluímos com as palavras de Pierre Poulain: “Ser fotógrafo é um estilo de vida filosófico, e cada fotografia tirada é uma experiência espiritual – não no sentido religioso ou místico, mas por permitir aproximar-me da beleza que, seguindo Platão, considero como um aspecto da Verdade.”

Tags: Diálogos | Fotografia | Meio Ambiente