Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana do Meio Ambiente – O Cultivo de Hortas Urbanas como Alternativa Sustentável

Semana do Meio Ambiente – O Cultivo de Hortas Urbanas como Alternativa Sustentável

São Leopoldo

Categoria:

Luciano Marques e Daiana Quaresma Dias, estudantes de Filosofia à Maneira Clássica, idealizaram há cerca de três anos o Projeto ‘Cultivando em Casa’, que tiveram oportunidade de apresentar na noite de 3 de junho.

A apresentação fez parte do Workshop “O Cultivo de Hortas Urbanas como Alternativa Sustentável”, que abriu a X Semana do Meio Ambiente na Nova Acrópole de São Leopoldo.

Conforme Luciano, “estávamos colocando nas mãos do poder público a responsabilidade total de descarte do nosso lixo e com isso lá se iam muitos nutrientes”. Luciano e Daiana começaram, então, uma intensa pesquisa sobre compostagem, tratamento de resíduos e coleta seletiva. O resultado foi a opção pelo cultivo orgânico de sua alimentação, que se mostrou ser uma alternativa econômica, saudável e sustentável.

“Hoje aproveitamos quase 90% do lixo que produzimos”, conta Luciano.  A compostagem dos resíduos orgânicos domésticos permite sua utilização na horta e no jardim. “Talvez as pessoas não consigam produzir tudo o que consomem, mas, se tiverem um pequeno espaço, podem plantar temperos, chás…”.

Conhecer a Origem do Alimento

Daiana falou sobre o uso de agrotóxicos, que acaba contaminando também a terra e o ar, bem como o lençol freático, para além das plantações, e os custos que são agregados ao alimento orgânico em função do tempo e dos investimentos requeridos para sua venda, tais como a obtenção do selo de orgânico, isopor e filme para embalá-lo, etc.

No entanto, vale à pena adquirir produtos oriundos da agricultura familiar à medida que temos conhecimento de sua origem e, portanto, saber que são muito mais saudáveis!

Alternativa Sustentável

A natureza tem seu ciclo e o ser humano está interferindo no processo natural. Nossos recursos, enquanto Planeta, estão se esgotando.

Daiana trouxe informações sobre o “Dia da Sobrecarga”, as alternativas utilizadas nas cidades para o descarte do lixo e, principalmente um dado inquietante: cerca de 50% dos resíduos domésticos que produzimos pode virar poluente ou nutriente. A decisão está em nossas mãos.

Como Compostar?

Foram apresentados os tipos de composteira – minhocário, aeróbica, e natural – o que pode ou não ser encaminhado à compostagem, bem como sua disposição.

Conforme os ministrantes do workshop, trata-se de uma escolha de vida, que pode levar a quebras de paradigmas. Eles seguem o lema de que “nenhum gesto é grande o suficiente para mudar o mundo sozinho, mas nenhum gesto é pequeno demais para iniciar a mudança.”

Tags: Meio Ambiente