Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

São Leopoldo

Categoria:

A sede leopoldense da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado – abriu à visitação, na noite de 19 de novembro, a sala temática Leonardo da Vinci, apresentando um pouco da grande obra daquele que é considerado um modelo do Renascimento.

No mesmo espaço, aconteceu uma oficina de desenho, conduzida pela estudante da Nova Acrópole de São Leopoldo, Sandra Gonçalves Leite Oliveira, com o apoio do também estudante Carlos Rodrigo Braga. A oficina, segundo a coordenadora, trabalhou a atenção e a concentração, para exercitar estes potenciais.

Sabe-se que cada ser humano se expressa de forma única. Hoje, inclusive, fala-se em inteligências múltiplas. Leonardo da Vinci (1452 – 1519) conseguiu desenvolver múltiplas habilidades, fazendo-se destacar em diversas áreas. Personificou o ideal renascentista do ‘homem universal’ capaz de dominar todos os campos do conhecimento.

Grande mestre da pintura, foi também arquiteto, urbanista, botânico, cenógrafo e figurinista, inventor, cozinheiro, matemático, geógrafo e físico. Desde muito cedo se deparou com situações que o fizeram desenvolver seus potenciais, o que o fez expressar muita beleza e harmonia, através de grandes e sistemáticos esforços.

A oficina aconteceu sob a inspiração deste grande ser humano e seu legado, ficando a certeza de que pensar criativamente pode ser aprendido e que quanto mais “despertos” estivermos, mais poderemos nos desenvolver.

O encontro, que fez parte da programação da XIV Semana da Filosofia, foi encerrado com um belo diálogo sobre as percepções tidas em relação ao exercício realizado.

Tags: Diálogos | Oficina | Semana da Filosofia