Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XV Semana da Filosofia – Ser Feliz com a Mente e o Coração

XV Semana da Filosofia – Ser Feliz com a Mente e o Coração

São Leopoldo

Categoria:

Neste momento de isolamento social a Filosofia se torna uma ferramenta ainda mais importante ao motivar a reflexão e estimular a prática dos conhecimentos na vida diária. Com esse intuito, a Organização Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado – promoveu a XV Semana da Filosofia com o tema “Ser feliz com a mente e o coração”.

A Semana da Filosofia acontece anualmente nos 60 países onde a instituição atua e homenageia o Dia Mundial da Filosofia, instituído pela Unesco, e realizado na terceira quinta-feira do mês de novembro.

O evento busca oferecer reflexões profundas acerca de temas filosóficos, bem como mostrar como estamos inseridos e como podemos contribuir com a sociedade.

APRECIAÇÃO ARTÍSTICA

O evento on-line de abertura da Semana da Filosofia para os estudantes da Nova Acrópole de São Leopoldo, aconteceu na noite de 18 de novembro, com a mensagem do professor Ivanor Sinigaglia, que contextualizou a décima quinta edição do evento.

A programação teve início com um momento de apreciação artística – leitura e audição de “Ode à Alegria”, poema escrito por Friedrich Schiller e tocado no quarto movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven. Logo após, leitura das poesias “Canção Mínima”, de Cecília Meireles, e “Cárcere”, de Cruz e Souza.

CARTAS DA FELICIDADE

O encontro, mesmo que não presencial, oportunizou também a que alguns estudantes que participaram do Projeto “Cartas da Felicidade” (que precedeu a Semana da Filosofia) relatassem experiências vivenciadas ao escrever uma carta à mão e escolher uma poesia para ofertar a seus colegas. Também foram ouvidos depoimentos de quem recebeu uma carta.

O Projeto contou 49 cartas escritas por 12 estudantes.

“Cartas da Felicidade” inspirou a equipe de voluntariado a desenvolver o projeto de ação social – “Arte em cartinhas, presente de Natal”, que em breve terá início.

O QUE É A FELICIDADE?

A apresentação do tema central do encontro foi feita a partir de textos da filósofa Delia Guzmán, no livro “O que fazemos com a mente e o coração”. Trechos do capítulo “O que é a felicidade?” foram escolhidos para leitura comentada estimulando um belo diálogo entre os participantes, uma vez que cada um, com base em suas experiências de vida, trouxe um conceito próprio para felicidade.

PALESTRAS PÚBLICAS

Mais dois encontros virtuais, abertos ao público em geral, fizeram parte da XV Semana da Filosofia.

O primeiro, com a palestra “Integrar razão e sentimentos: o caminho para a felicidade”, realizada no dia 19, com os professores Uibirá Barreto, Mariana Vaz e Marcelo Silveira, que falou sobre a felicidade a partir de conceitos atemporais, resgatando ideias de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, além dos estoicos, relacionadas à prática das virtudes, independente do que acontece a nossa volta.

Foi falado sobre conhecer a si mesmo como uma referência de que estamos integrando razão e sentimentos e, a partir daí, compartilhar felicidade através de seu exemplo.

O tema “Onde há virtude, há felicidade?”, com os professores Tiago Grandi, Hinaldo Breguez e Erika Kalvelage, aconteceu no dia 21, respondendo de forma positiva a pergunta, frisando que o desenvolvimento de virtudes leva o ser humano a sua melhor versão e, portanto, à felicidade.

Considerando que, entre todos os seres da natureza, o ser humano é o único capaz de desenvolver virtudes, não há como ser feliz deixando de realizar este potencial. Então, sim, as virtudes permitem lidar com os desafios da vida e trazem a responsabilidade de construir uma vida feliz. Falaram ainda de que é um compromisso consigo mesmo, uma vez que a felicidade é uma conquista interna.

A XV Semana da Filosofia promoveu reflexões e a necessidade de transformar conhecimentos em prática. Afinal, como afirma a filósofa Delia Guzmán “nós, seres humanos, precisamos saber querer para crescer e ajudar nosso mundo”.

Tags: Semana da Filosofia