Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Revitalização de monumento público em São Paulo

Nova Acrópole / Revitalização de monumento público em São Paulo
Revitalização de monumento público em São Paulo

São Paulo - SP - Jardim Paulista

Categoria:

No dia 24 de março, as pessoas que passavam pela Av. Paulista encontraram a presença de um grupo de voluntários que se dedicavam à limpeza de uma obra de arte pública.

A estátua que recebeu o tratamento especial é conhecida como Monumento ao Anhanguera, do escultor italiano Luigi Brizolara, esculpida em 1924 e que está na calçada do Parque Trianon, em frente ao MASP, desde 1935.

A ação voluntária, além de proporcionar a conservação física de um objeto artístico pertencente à comunidade que o rodeia, promove também um importante resgate de memória coletiva, uma vez que esses monumentos atravessam gerações e acabam por perder sua identificação com a população local.

No caso do Anhanguera, muitos que paravam para conversar não sabiam quem era o retratado pela escultura e outros não sabiam sequer quem era o personagem histórico daquele bandeirante.

A iniciativa foi a primeira edição do Projeto Clio na capital paulista, que já é realizado em Santos há cerca de um ano em parceria com a Secretaria de Cultura, como em São Paulo que contou com o apoio e contribuição do Departamento de Patrimônio Histórico municipal.

Tags: Ação Social