Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

São Paulo - SP - Jardim Paulista

Categoria:

A sede Jardim Paulista da Organização Internacional Nova Acrópole, em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, promoveu a XIV Semana da Filosofia, tendo como tema geral: “Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário”. Para homenagear este dia, realizou a palestra “Os Motores Ocultos do Renascimento”, que aconteceu no dia 20 de Novembro de 2019.

O palestrante Élcio Pereira iniciou o evento com a reflexão do quão importante é o papel do homem nas transformações históricas. Foram apresentados os aspectos que, ao longo da Idade Média, tornaram possível o surgimento do Renascimento. Dentre estes, destacou-se o ensino eclético fornecido na época que permitiu a retomada de valores humanos mesmo em meio a um momento histórico tão complexo.

O Renascimento trouxe novos conceitos acerca da Natureza, da Arte e da Ciência, que possibilitaram o desenvolvimento de grandes Homens, tais como Leonardo da Vinci. Um importante aspecto apresentado foi o movimento cíclico da história e o ser humano como principal agente deste ciclo. Além disso, e em destaque, o renascer de uma cultura demonstra que é possível transformar a história quando o homem governa a si mesmo tal como o Ideal do Homem Universal ensinado por Da Vinci.

Também foi conversado à respeito das seguintes questões: será que o Homem do século XXI poderia renascer? E quais seriam os aspectos necessários para o desenvolvimento de um novo Renascimento?

“O ser humano é a chave para todas as necessárias transformações que ocorrem na História e no mundo circundante, tendo como ponto de partida as suas próprias transformações”, conclui Élcio.

Tags: Semana da Filosofia