Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

São Paulo - SP - Jardim Paulista

Categoria:

Foi neste sábado, 23 de novembro, que a Organização Nova Acrópole com sede em SP-Jardim Paulista apresentou mais uma palestra em homenagem aos 500 anos do legado extraordinário do filósofo Da Vinci. O tema propsto foi As Invenções da Natureza segundo Da Vinci”.

Durante a palestra, o professor Gonzalo Ferreyra conduziu algumas reflexões sobre a relação entre a Natureza e a Ciência segundo a visão de Leonardo da Vinci. Vinculou os valores e ideias atemporais do pensamento clássico da Grécia, Roma e Egito às ideias propostas por Leonardo.

“Estuda primeiro a ciência e segue depois a prática, nascida da ciência”, recomendava o gênio de Florença.

Discorreu-se pelos princípios que animaram à busca do Leonardo por entender como a Natureza se expressa e de que maneira o ser humano poderia encontrar as respostas aos seus desafios nela.

Os filósofos pré-socráticos insistiam que todas as respostas para o Ser Humano estavam escritas no livro aberto da Natureza. Da Vinci abriu o livro e mostrou como dar vida ao movimento nas suas pinturas, praticidade e simplicidade na aplicação mecânica das invenções da Natureza.

“A necessidade é mestra da natureza. É seu tema e a fonte da suas invenções, seu freio e sua regra perpétua… A natureza não quebra jamais suas leis”. (Leonardo da Vinci)

Com este pensamento encerrou-se a palestra e os alunos da Nova Acrópole apresentaram seus trabalhos de pesquisa e desafio construtivo de algumas de suas invenções.

 

Tags: Semana da Filosofia