Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XVI Semana da Filosofia promove diálogo com a temática da fraternidade

XVI Semana da Filosofia promove diálogo com a temática da fraternidade

São Paulo - SP - Jardim Paulista

Categoria:

Em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole promoveu do dia 16 a 20 de novembro uma série de atividades no canal da Nova Acrópole no YouTube. Esta XVI Semana da Filosofia teve como temática central “O Valor da Unidade em Momentos de Crise”.

Na abertura, o tema foi “Fraternidade: sobre como forjar laços e quebrar barreiras”, desenvolvido pela professora Lúcia Helena Galvão. Ela iniciou a explanação trazendo a etimologia da palavra fraternidade, como ideia de unidade e irmandade entre os seres.

Prosseguiu propondo trazer esta ideia fraternal para o nosso dia a dia, por meio de ferramentas que se prestam à aplicação de valores e virtudes, de modo que o ser humano tome as rédeas de sua própria mente e ação.

Na sede São Paulo – Jardim Paulista, alunos compareceram presencialmente para a transmissão da aula, seguida de um diálogo sobre o tema com os professores Gabriel Nocera e Jerusa Garay.

Após o evento, Laryssa, aluna da instituição, relata: “Participar do evento me trouxe consciência sobre a necessidade de valorizar a prática de atos virtuosos e fraternos, de buscar a constância e frequência desta prática, e de observar o aspecto divino que permeia o momento presente”.

João Paulo disse que ficou encantado com a ideia de fraternidade na forma como foi veiculada na aula da professora Lúcia Helena, descrevendo sentimento de tangibilidade dessa virtude, lembrando do grande desafio de inseri-la e mantê-la em nosso cotidiano; mencionou a beleza das citações, em especial a de Mahatma Gandhi:

“Ser solidário com Deus é saber procurar o Pai no silêncio do coração, e quando senti-lo plenamente, guardar a paz para depois oferecê-la aos sofredores do caminho”.

Tags: Semana da Filosofia