Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente 2021: refletir para transformar

Celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente 2021: refletir para transformar

Belo Horizonte - Savassi

Categoria:

No marco das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho, a sede Savassi-BH da Nova Acrópole realizou algumas atividades com a finalidade de despertar uma reflexão filosófica sobre nossa relação com o meio ambiente e, em especial, com a nossa cidade.

No sábado, dia 12 de junho, durante uma palestra on-line intitulada “Um olhar filosófico sobre a cidade de Belo Horizonte”, buscou-se pensar e fazer pensar sobre a cidade como um grande ser com o qual também precisamos aprender a nos relacionar. “Conhecemos nossa cidade? Sabemos se existem nascentes por aqui? Conhecemos o espaço escolhido para a construção da capital do estado? Reconhecemos os rios que por aqui passam? Sabemos por onde correm, ainda que em grande parte canalizados e escondidos por nós mesmos?”. Essas foram algumas questões colocadas pelo palestrante Cristiano Genelhu.

A inspiração para a reflexão partiu dos comentários à seguinte frase:

“Somente o que caminha pela vida com os olhos da alma bem abertos sabe relacionar-se com todos os seres vivos, sejam pedras, plantas, animais, estrelas, homens, deuses… E sabe demonstrar essa saudável cortesia que não é fruto de um frio formalismo, mas a reação natural do Ser em presença de outros Seres.” Delia Steinberg Guzmán

Celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente 2021: refletir para transformarVários participantes relataram o forte impacto de perceber a desconexão em que vivemos, sem contato com o espaço vivo em que nos inserimos enquanto sociedade, e ficaram motivados a buscar ressignificar sua relação com a cidade. “Juntos planejamos realizar ações para redescobrir aspectos de nosso espaço natural, e começamos por uma experiência de criação de um jardim vertical na sede de nossa escola”, comenta.

Ao longo da semana, alunos de Nova Acrópole se mobilizaram para construir um painel através do reaproveitamento de madeiras antigas, antes utilizadas em obras e em outros fins, e para preparar os vasos e as mudas a serem plantadas.

O esforço coletivo gerou uma experiência de integração com a terra, os vegetais, o meio ao nosso redor e, também, com os outros seres humanos, pois bem vale recordar que também fazemos parte da Natureza.

Viver a Filosofia passa por refletir e agir, buscando transformar positivamente o ser humano e o espaço em que vivemos.

 

 

 

Tags: Meio Ambiente | Palestra