Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

Belo Horizonte - Savassi

Categoria:

Em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole realizou, de 19 a 21 de novembro, a XIV Semana da Filosofia. Neste ano, a Semana teve o tema “Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário”. Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Dia Mundial da Filosofia é comemorado todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro.

O primeiro contato do público com o universo de Da Vinci se deu com a exposição realizada sobre a vida do artista e seu legado. Através dos painéis, a contextualização foi um preâmbulo para os temas tratados nas palestras.

Na sede Savassi, em Belo Horizonte, a programação da Semana da Filosofia contou com três palestras: “Leonardo da Vinci e o Ideal do Homem Universal”, com a professora Patrícia Riberto; “Os 7 Princípios de Leonardo da Vinci e a Descoberta dos Potenciais Interno do Homem”, com o professor Cristiano Magson e “Aforismos de Leonardo da Vinci – Reflexões Filosóficas sobre trechos da obra escrita de Leonardo de Vinci”, com o professor Jander Pedroso.

Em todas elas, buscou-se trazer elementos da filosofia de Leonardo da Vinci de uma maneira prática e formativa para o Ser Humano.

Leonardo da Vinci é considerado o maior artista de todos os tempos. Suas contribuições na pintura, no desenho e na música foram altamente inovadoras, muito além do seu tempo, e continuam sendo estudadas no mundo inteiro até hoje. Leonardo também se destacou em outras áreas do conhecimento, como arquitetura, engenharia e biologia.

Sua vida está incorporada dentro do período histórico nomeado Renascimento (séc. XIV a XVII) que se destaca fundamentalmente em educar integralmente o Ser Humano em todas as vertentes do conhecimento, e assim despertar as melhores características do Homem Interior adormecido.

 

Tags: Exposição | Semana da Filosofia