Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Um Olhar Filosófico Sobre Vida e Morte

Um Olhar Filosófico Sobre Vida e Morte

Nova Acrópole Brasil

Categoria:

No dia 20 de junho, a Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil promoveu a palestra “Um Olhar Filosófico Sobre Vida e Morte, transmitida ao vivo no canal do YouTube da Organização, um tema bastante relevante que esteve presente nas diversas tradições da filosofia, trazendo sempre uma profunda reflexão por todos os filósofos, amigos e buscadores da sabedoria.

Participaram da palestra os professores Bernardo Norat Beghini – Nova Acrópole de Uberaba, Emília Vargas – Nova Acrópole de Niterói e José Carlos Possas – Nova Acrópole de Belo Horizonte e, como mediadora, Jerusa Garay, voluntária de Nova Acrópole.

Falar sobre a vida é um grande desafio para nós. Do ponto de vista da filosofia, a vida é um enigma. Para iniciar o assunto e conhecermos mais sobre o mistério da vida e como os diferentes filósofos observavam esse enigma tão presente na humanidade, o professor Bernardo explicou que a vida é essencialmente interior e se expressa através das plantas, dos animais, do reino mineral e dos seres humanos. “O sentido evolutivo de todas as coisas é buscar que a vida que existe dentro de cada ser alcance o maior grau de evolução e de beleza. Esse é o sentido do movimento da vida”.

A professora Emília destacou preceitos do livro Bardo Thodol, trazendo ensinamentos sobre esse momento de transição na vida do ser humano, que relata que a vida é eterna e que essa passagem do homem pela existência física é necessária para a nossa evolução. “A reflexão sobre a morte pode nos ajudar a compreender melhor essa importante fase do ciclo da natureza. A importância da filosofia na nossa vida é justamente essa, fazer com que cada um de nós aprenda a viver de uma forma mais justa, mais sábia, mais consciente”, conclui.

Destacando que a sabedoria da natureza continuamente nos recorda sobre essa memória das passagens de tempo e de como podemos de maneira inteligente passar por esses ciclos, é o que comenta o professor José Carlos.

Enfim, este é um tema que é tratado em todas as tradições, porque o tema da vida e, consequentemente, o tema da morte, e dessa vida que permanece para além dos ciclos, faz parte das reflexões filosóficas e da necessidade humana em compreendê-lo.

 

Tags: Palestra