Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XXVIII Olimpíadas Acropolitanas é celebrada em São Francisco Xavier, SP

XXVIII Olimpíadas Acropolitanas é celebrada em São Francisco Xavier, SP

Nova Acrópole Brasil

Categoria:

No final de semana de 21 e 22 de setembro de 2019, a Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil realizou a XXVIII Olimpíadas Acropolitanas, uma atividade nacional dedicada ao esporte e ao resgate do espírito olímpico, no Distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, São Paulo.

O objetivo do evento, com a tradicional e inspiradora abertura (sacerdotisas que custodiam o fogo olímpico), foi resgatar e viver a filosofia proposta por Pierre de Coubertin, ao promover a ideia do Olimpismo e demostrar que um atleta só pode competir consigo mesmo e vencer a si mesmo. Todos os demais que estejam inclusive na mesma prova, se esforçam ao seu melhor, mas ninguém visa o mal desempenho do outro, um favorito, ou a derrota do outro. O foco é superar-se. Por esta razão e outras, o sentimento de vitória e grande amizade foi unânime, elevando os atletas e o público a uma sublime experiência coletiva.

Nestas Olimpíadas tivemos as seguintes modalidades: Atletismo (100m, 800m, 4x100m, salto em distância, salto em altura e arremesso de peso), Xadrez, Natação (25m borboleta, 50m costas, 50m peito, 50m crawl e revezamento 4x25m), Tênis de Mesa, Vôlei e Corrida 5Km (realizada em parceria com a Subprefeitura, no parque do Estádio Municipal Arthur Eduard Bose, no domingo).

No sábado à noite, ocorreu um concerto apresentado por músicos profissionais, também voluntários da Nova Acrópole, ‘alimentando’ os participantes de belas obras clássicas após o término da maioria dos jogos.

No domingo chuvoso, ocorreu a corrida dos 5Km, e na sequência sucedeu-se o término das Olimpíadas, com a celebração formal e premiação dos atletas.

Participaram umas 650 pessoas como público geral, dentre os quais mais de 250 atletas. Tivemos a ilustre presença de Francisco Iglesias, Diretor Internacional da Escola do Esporte com o Coração, responsável pelo desenvolvimento do aprendizado do esporte aliado a filosofia.

Nelson Todt, Presidente do Comitê Nacional Pierre de Coubertin esteve presente, representando a tradição de Pierre de Coubertin e seu legado enquanto fundador dos Jogos Olímpicos e futuro da essência da tradição olímpica.

O evento, organizado pela Escola do Esporte com o Coração no Brasil, dirigida pelo voluntário Ricardo Vela (também membro do Comitê Pierre de Coubertin), contou com a presença de convidados especiais, como Marcos Antônio Rosa, atual Subprefeito do Distrito de São Francisco Xavier, ao qual agradecemos o imenso apoio para a realização das atividades, cedendo o espaço no parque Arthur Eduard Bose, para a realização da prova de corrida dos 5Km.

As XXVIII Olimpíadas Acropolitanas foram precedidas por três dias de evento de instrução dos monitores da Escola do Esporte com o Coração e organização das Olimpíadas. Ocorreram diversas aulas técnicas sobre detalhes das modalidades esportivas e sua relação com a filosofia. Aulas ministradas por instrutores e pelo responsável internacional Francisco iglesias, que reside na Espanha, em visita no Brasil especialmente para esta atividade. Nelson Todt concedeu a honra da Medalha Pierre de Coubertin à Francisco Iglesias e ao Ricardo Vela, pelo esforço no desenvolvimento deste projeto de busca mútua pelo Olimpismo. Também agradecemos à Nelson Todt pela sua palestra sobre o Legado Olímpico no mesmo período, e à Luzia Helena de Oliveira Echenique, Diretora da Nova Acrópole no Brasil, pelo inestimável apoio geral da Nova Acrópole na execução e manutenção deste projeto, parcerias e apoio de todos os voluntários envolvidos nas Olimpíadas.

XXVIII Olimpíadas Acropolitanas é celebrada em São Francisco Xavier, SP

Tags: Saúde