Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

São José dos Campos

Categoria:

A Semana da Filosofia, celebrada em 60 países onde está a Nova Acrópole, aconteceu em São José dos Campos entre os dias 18 e 22 de novembro. Com palestras e exposições, entre outras atividades, o tema deste ano homenageou Leonardo da Vinci. Nomeado “500 anos de um legado extraordinário”, o evento promoveu a aproximação do público ao artista do Renascimento, por meio de temas universais que são patrimônio da humanidade.

O primeiro contato do público com o universo de Da Vinci se deu com a exposição realizada sobre a vida do artista e seu legado. Através dos painéis, a contextualização foi um preâmbulo para os temas tratados nas palestras.

A cafeteria da sede São José dos Campos da Nova Acrópole também teve uma programação especial, com quitutes temáticos e materiais gráficos nas mesas, apresentando curiosidades sobre Da Vinci. A Biblioteca foi decorada tendo como foco as obras de arte de Leonardo. Seus principais quadros foram apresentados de forma ‘guiada’, com iluminação própria para destacar as obras.

No dia 18, o professor Tiago Grandi abordou o tema “Tradição Hermética e o Renascimento”, dialogando sobre a renovação e atualização da filosofia hermética pelos gênios renascentistas. Este saber arcaico passou por egípcios, gregos, romanos e árabes, e floresceu novamente na Europa, anunciando os novos tempos da ciência e das artes.

No dia 19, a palestra foi “Pensamentos e Obras de Leonardo da Vinci”, com o professor Ricardo Tod, tratando das suas obras de arte, mas também dos projetos, máquinas e uma infinidade de pesquisas que desenvolveu que inspiram e orientam permanentemente a humanidade, partindo não só da mente, mas do coração deste grande mestre.

Já no dia 20, o tema desenvolvido foi “Da Vinci e a Construção de Si Mesmo”, com o professor Henrique P. Dallago, mostrando que a observação profunda e a capacidade de aprender com a natureza eram características primárias do mestre e que podemos aprender com elas a nos tornarmos seres humanos melhores.

No dia 21, o professor Daniel Taboada falou sobre “Leonardo da Vinci: Vida e Visão de Mundo”, contemplando desde a infância e idade adulta até sua morte, observando a grande visão do mestre renascentista, um filósofo natural que buscava a causa última das coisas, a alma de si mesmo e de toda a natureza.

No dia 22, encerrando o ciclo de palestras da XIV Semana da Filosofia, aconteceu a palestra “A Gastronomia de Da Vinci”, com o professora Berenice Kerber mostrando um lado curioso e pouco conhecido do gênio do Renascimento, que inclusive foi proprietário de um dos primeiros restaurantes vegetarianos dos quais se tem notícia.

Leonardo da Vinci é considerado o maior artista de todos os tempos. Suas contribuições na pintura, no desenho e na música foram altamente inovadoras, muito além do seu tempo, e continuam sendo estudadas no mundo inteiro até hoje. Leonardo também se destacou em outras áreas do conhecimento, como arquitetura, engenharia e biologia.

Os temas tratados durante a Semana da Filosofia contribuíram para ampliar o olhar das pessoas ao universo de Da Vinci e também foram um convite para desenvolvermos as potencialidades humanas a exemplo deste grande mestre.

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

Tags: Exposição | Semana da Filosofia