Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana do Meio Ambiente traz palestra sobre a importância do voluntário na construção de um mundo melhor

Semana do Meio Ambiente traz palestra sobre a importância do voluntário na construção de um mundo melhor

Nova Acrópole Brasil

Categoria:

Na noite de quinta-feira, dia 10 de junho, a Nova Acrópole promoveu um diálogo sobre o tema do Voluntariado como forma de exercitar a generosidade, a solidariedade e a bondade, virtudes essas que podem gerar transformações no mundo, como também no ser humano. Os aspectos trazidos nessa palestra fazem parte da Semana do Meio Ambiente, que tem por objetivo conduzir a mensagem: Desintoxicar, Limpar e Embelezar.

Para tratar desse tema, os professores Jaqueline Marques, Nova Acrópole Botafogo/Rio de Janeiro; Ronald Carvalho e João Paulo, ambos da Nova Acrópole Lauro de Freitas/Bahia, se reuniram em uma mesa redonda e compartilharam o olhar filosófico sobre o ato de vontade na ação voluntária. Como citaram os palestrantes, nessa realização é importante refletir sobre as intenções por detrás de nossas atitudes, uma vez que cada conduta nos coloca diante de uma responsabilidade, como salientou Jaqueline: “Compreender que não estamos sós. Nós pertencemos a uma unidade, cada um cumpre com seu papel, mas também cumprimos um papel para o todo. Então, tudo isso vai colocando o universo em movimento, essa unidade vital”.

Foi recordado sobre a importância do protagonismo interior em primeiro lugar, tem em vista que quanto mais forte e estável o ser humano estiver, mais ele vivenciará a experiência do voluntariado com consciência e aprendizado. “Quanto mais a pessoa aprende a impor a sua própria vontade de ser melhor sobre suas próprias indecisões e egoísmos, mais vive essas experiências e mais poderá protagonizar ações no mundo verdadeiramente responsáveis”, enfatizou Ronald.

Aprender a ouvir, conviver, se relacionar, perceber e entender mais a humidade e vencer a nós mesmos, foram os exemplos que os professores deram de aprendizados com a ação do voluntariado. “Nós levamos muito ao desenvolver o voluntariado. Isso advém dessa tomada de consciência, do exercício da responsabilidade, da aplicação da vontade, da colocação do nosso coração, da nossa generosidade no trabalho voluntário”, completou João.

Tags: Diálogos | Meio Ambiente | Palestra