Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana do Meio Ambiente traz palestra sobre a integração do ser humano no Universo

Semana do Meio Ambiente traz palestra sobre a integração do ser humano no Universo

Nova Acrópole Brasil

Categoria:

Na tarde de sábado, dia 5 de junho, iniciamos em Nova Acrópole a Semana do Meio Ambiente, que tem por objetivo conduzir a mensagem: Desintoxicar, Limpar e Embelezar. Por esse motivo, até o dia 13 de junho, a Nova Acrópole trará propostas de ações sociais, reflexões sobre o meio em que vivemos, trazendo mais consciência, beleza e harmonia.

Para inaugurar esse dia tão especial, que por sinal também foi comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente, os professores Roberto Pértile – Nova Acrópole de Florianópolis, Eliane Weirich – Nova Acrópole Chapecó, e Oscar Guimarães – Nova Acrópole Curitiba, se reuniram em um diálogo para tratar do tema “Integração do ser humano no Universo pelo voluntariado.”

Na ocasião, os professores falaram sobre a questão de que se sonhamos com um mundo mais harmônico, temos que começar por nós, para que essa expressão seja de dentro para fora. Pois, como destacou o professor Oscar, quando fazemos um ato voluntário, seja para os animais ou vegetais, essas pequenas ações se reverberam em nós, desenvolvendo também o todo. “Por que o sentido do voluntário para a Filosofia é fazer pelo Universo. Pois, partimos do princípio de que tudo é Uno, tudo está integrado a uma grande ideia chamada Universo”.

Os professores ainda recordaram que o ser humano se percebendo fora do Universo, acaba não se integrando, mas que superando essa dualidade, entendendo que a natureza são todos os seres, incluindo nós, passa a gerar frutos dessa integração, conforme falou Roberto: “Mas se isso é feito com esse estado de consciência, com essa intenção de valor, de virtude, de justiça, de bondade, de beleza, que nós conseguimos observar na natureza, nós podemos sonhar que em algum momento isso pode crescer, isso pode frutificar”.

Por fim, os professores convidaram a todos a promover uma atitude voluntária não apenas em nosso ‘pequeno jardim’, mas fora, com a visão de que há um universo fora que precisa ser cuidado, limpo, embelezado. “Com esse comportamento, vamos encontrar o próprio sentido das nossas vidas, o sentido que talvez não tínhamos encontrado até então”, concluiu a professora Eliane.

A Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado -, através de atividades que desenvolve há 63 anos, apoia e contribui com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas. Esta ação cumpre com o objetivo #15 do ODS de Vida terrestre, que visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. É também uma via de expressão dos alunos filósofos e voluntários, que sabem que qualquer pequeno gesto de boa vontade pode tornar o mundo um lugar melhor, e beneficiar inclusive a si mesmo, já que somos parte do mundo.

Tags: Diálogos | Meio Ambiente