Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana do Meio Ambiente traz palestra sobre o voluntariado como via de integração com a Mãe Terra

Semana do Meio Ambiente traz palestra sobre o voluntariado como via de integração com a Mãe Terra

Nova Acrópole Brasil

Categoria:

Na noite de domingo, dia 13 de junho, a Nova Acrópole promoveu um diálogo sobre o tema do voluntariado como forma de se integrar à natureza. Para tratar desse tema, os professores Roberto Pértile, da Nova Acrópole de Florianópolis; Cauê Oliveira, da Nova Acrópole de Campinas; e Silvia Zanol, da Nova Acrópole Criciúma, se reuniram em uma mesa redonda e compartilharam o olhar filosófico sobre o voluntariado e a integração com a que chamamos Mãe Terra.

Para iniciar o diálogo, Roberto explicou o conceito das palavras que acompanham a Semana do Meio Ambiente: Desintoxicar, Limpar e Embelezar. Inspiradas nas palavras cosmos e mundo, foi buscado o sentido dessas palavras. “Estudamos a etimologia da palavra cosmos, que traz o significado de ordem e também de beleza. E, na palavra mundo, uma das acepções é aquilo que é limpo. Por isso, a união desses conceitos de cosmos e mundo. Fez muito sentido relacionar o tema do meio ambiente às palavras desintoxicar, limpar e embelezar, isto é, ações próprias de integração ao mundo mais belo, ordenado e harmônico”, relatou.

Percebemos, ainda, que o ser humano é parte da natureza e, por isso, é preciso haver uma relação de harmonia com esse reino vegetal, complementando e encontrando nosso lugar. Essa, como recordou Cauê, é uma das necessidades da vida que, como citou, “é essa força, a energia que anima todas as coisas, portanto podemos identificar um sentido sagrado, do ponto de vista filosófico”.

A busca da harmonia integra o ser humano à natureza de maneira voluntária, “através de atos de generosidade, como a cortesia, que podem nos ajudar a relacionarmos com outros seres”, concluiu Silvia.

Tags: Diálogos | Meio Ambiente