Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Roleta das Virtudes no Parque

Roleta das Virtudes no Parque

Sorocaba

Categoria:

Na manhã do dia 07 de Julho (Domingo), uma roleta colorida e diferente chamou a atenção daqueles que passeavam no Parque Campolim, em Sorocaba, chamada Roleta das Virtudes.

Virtude, do latim “virtus”, significa “força moral, valor, hombridade”. Para Platão, bem com como para os epicuristas e estoicos, a vivência delas é o que faz com que o ser humano possa ter uma vida feliz e proveitosa. Já para o filósofo alemão do século XVII, Immanuel Kant, não é a virtude que torna alguém mais feliz, e sim, a torna digno da felicidade. Assim, este é um tema de interesse dos filósofos desde muito tempo, e a proposta da roleta foi levar a reflexão sobre o significado e vivência destes valores.

As pessoas que toparam entrar na brincadeira, ao rodarem a roleta que continha 15 virtudes, recebiam um cartão com o significado daquela onde a mesma parou. Os participantes também foram convidados a vivenciar e desenvolver aquela virtude durante o dia, ou mesmo naquela semana.

A estudante de Nova Acrópole, Gedi Lopes, comenta: “A atividade foi bem descontraída e leve, combinou bem para um domingo no parque. Foi uma maneira de apresentar a Filosofia para aqueles que nunca tiveram um contato”.  Já Plínio Arcuri, disse: “…algumas pessoas nunca tinham pensado nas virtudes como a definição do que elas receberam, e quando leram os cartões ficaram surpresas! Foi uma forma bacana de estender o conhecimento sobre o que são as virtudes”.

Confira abaixo algumas virtudes que foram apresentadas na atividade e o seu significado:

Generosidade – estado de consciência que nos permite dar sem sofrer. Disposição para sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem. Ser generoso não é dar o que se tem, é gerar para dar. Quem é generoso não tem carência, pois gera tudo o que necessita e mais para proporcionar aos outros.

Liberdade – é atributo dos homens despertos, dos que podem escolher seu caminho. Aquele que é livre obedece uma lei da sua própria natureza. Aquele que não é livre, é escravo das suas paixões ou das paixões dos outros.

Paciência – a paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra o frio, pois, se vestires mais roupas conforme o inverno aumenta, tal frio não te poderá afetar. De modo semelhante, a paciência deve crescer em relação as grandes ofensas; tais injúrias não poderão afetar a tua mente.

Esperança – força que nos motiva a levantar, agir e mudar. Quando todos os ventos sopram contra, quando a escuridão sobrepassa a luz, a esperança é a chama que permanece acesa recolhida nos lugares mais ocultos de nossa alma.

Quer aprender mais sobre as virtudes e como vivenciá-las? Procure uma Nova Acrópole mais próxima de você, estaremos esperando sua visita!

Tags: Roleta das virtudes