Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

A Linguagem Mítica e Simbólica nos Dias Atuais

A Linguagem Mítica e Simbólica nos Dias Atuais

São Paulo - Zona Oeste

Categoria:

Na noite de quarta-feira, 17 de junho, a Organização Nova Acrópole São Paulo – Zona Oeste promoveu uma palestra, transmitida ao vivo no canal do YouTube da Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil trazendo como tema “A Linguagem Mítica e Simbólica nos Dias Atuais”.

Para apresentar o assunto, o professor Rafael Sanábio refletiu sobre como os mitos e os símbolos, que existem desde a antiguidade, estão para além da concepção da relação com a história fantasiosa, mas que carregam em si referências, pois seus valores trazem sentidos de vida e princípios dos quais podemos nos inspirar.  “O mito é uma forma de transmitir um pouco da origem e o sentido do Universo, do homem, das coisas. Busca responder questões existenciais, que são buscadas pelo ser humano”.

Os mitos e os símbolos, por terem uma linguagem mais subjetiva, devem ser compreendidos para além do concreto, do racional, pois, por meio de um relato com personagens que podem conter animais e até heróis, nos posicionam no tempo e espaço, falando do passado, do futuro e do destino, nos dando sentido de presente. Por isso o tema é tão atual para o século XXI, por ele conseguir transcender o tempo.

Os mitos são humanos, transportam valores e ajudam a compreender a vida interna, dando dicas de como vivenciar os desafios do dia a dia como, por exemplo, o mito de Hércules e seus 12 trabalhos, no qual podemos ver a jornada da alma enfrentando seus instintos e conquistando sua imortalidade por meio da inteligência.

“Os mitos representam arquétipos, que são essas ideias que são eternas ou, pelo menos, muito duradouras, que são válidas em todo o mundo, atravessando épocas, como a justiça, a coragem, o amor, a amizade”.

 

Tags: Palestra