Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

“Conhecer a si mesmo” foi o tema proposto da palestra on-line

“Conhecer a si mesmo” foi o tema proposto da palestra on-line

São Paulo - Zona Oeste

Categoria:

A Organização Nova Acrópole São Paulo – Zona Oeste promoveu a palestra on-line “Conhecer a si mesmo”, transmitida ao vivo no canal do YouTube da Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil, no dia 08 de julho.

Rafael Sanábio refletiu sobre a busca do ser humano na compreensão de si mesmo, tema tão questionado por muitos filósofos de culturas e épocas diferentes. “Percebemos que uma das respostas ao conselho presente no Oráculo de Delfos grego e ainda tão pertinente e carente de investigação – ‘conheça-te a ti mesmo’, estaria na capacidade de encontrar dentro de cada um de nós o que nos torna humanos, identificar virtudes como coragem, cortesia, bondade, ou seja, valores atemporais, válidos em qualquer parte do mundo e em qualquer época”.

O encontro com o ‘quem sou’ deve estar além de uma descrição material dos nossos gostos, características físicas, profissão, mas para o ‘quem realmente somos’, ou seja, o nosso Eu interior. E para exemplificar essa busca, falou sobre um mito da Grécia antiga, no qual relata a jornada da alma humana por meio da representação de Psique e seu encontro com Eros, o deus do amor.

Ao final da palestra, Rafael diz que a finalidade de conhecermos a nós mesmos, seria a busca em ser melhor do que somos agora, ser nossa melhor versão, desenvolver todas as nossas melhores capacidades.

“Um ser humano mais íntegro, mais dono de si, portanto, como consequência, mais justo, mais fraterno, mais virtuoso”.

 

Tags: Palestra