Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Festa da Filô: a Festa Junina da Filosofia

Festa da Filô: a Festa Junina da Filosofia

São Paulo - Zona Oeste

Categoria:

Em um ambiente acolhedor e festivo, a noite de 29 de junho foi recebida com uma tradicional comemoração da II Festa Junina da sede Zona Oeste da Nova Acrópole. A fogueira, um dos elementos mais importantes desta comemoração não pôde faltar, sendo ela um convite ao diálogo das pessoas ao seu redor, integrando e envolvendo os moradores do bairro e convidados. 

Além das comidas típicas e da tradicional quadrilha, os alunos apresentaram algumas modas de viola, resgatando este tradicional estilo tão enraizado das cidades interioranas espalhadas pelo país. 

Foi apresentado o resgate do sentido das festas juninas, como sua relação com o solstício de inverno e o porquê de sua importância para nossos dias atuais. O professor Rafael Sanábio recordou que esta data já foi comemorada desde tempos muito antigos, como por exemplo, pelos índios que aqui viviam, e que em todos os casos a reunião ao redor da fogueira sempre foi um momento de comum convívio em comunidade. Já o professor Gabriel Nocera evidencia que esta ideia de convivência é ainda mais importante pelo fato de que hoje temos ‘sofrido’ um ritmo de vida tão acelerado que temos ficado com pouco tempo para um espaço de confraternização como este.

Esta é uma festa para se repetir todos os anos, pois tal como nossos antepassados, todos nós também necessitamos viver os ciclos da natureza. 

Tags: