Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Nova Acrópole promove Ciclo de Aulas Abertas e Curso de Filosofia

Nova Acrópole / Nova Acrópole promove Ciclo de Aulas Abertas e Curso de Filosofia
Nova Acrópole promove Ciclo de Aulas Abertas e Curso de Filosofia

São Paulo - Zona Oeste

Categoria:

A Nova Acrópole de São Paulo Zona Oeste, em Perdizes, promoveu em março um Ciclo de Aulas Abertas, tratando de temas abordados sob o ponto de vista da Filosofia à Maneira Clássica.

O primeiro tema, realizado no dia 7 de março foi Precisamos falar sobre Ética e apresentou a ideia da importância da Ética em nosso momento histórico atual e o que é ser em essência bom, através de um resgate dos pensamentos de filósofos de todas as épocas, a partir de uma reflexão sobre a Ética como uma via de acesso ao autoconhecimento e realização das potencialidades do indivíduo.

O tema A busca por Liberdade e Justiça aconteceu no dia 8 de março e levantou a reflexão sobre se hoje somos realmente livres e se verdadeiramente contribuímos para formarmos uma sociedade mais justa. Passeando da antiguidade à modernidade, do Ocidente ao Oriente, fomentamos o diálogo para nos aproximarmos destas ideias e compreender o nosso papel para construirmos uma sociedade melhor.

No dia 9 de março o tema abordado foi Os Motores Ocultos da História, trazendo reflexões sobre os motores que movimentaram a história ao longo do tempo e seus efeitos no homem e na sociedade. Segundo o palestrante: “Ante um momento de crise de valores, a Filosofia da História pode nos dar ferramentas para melhor compreender o nosso passado, o nosso momento atual e nos orientar para um futuro mais inteligente, onde o ser humano seja o protagonista da construção de um mundo melhor”, afirma.

Após assistirem às palestras, o público pôde fazer perguntas e dialogar sobre os temas propostos. As Aulas Abertas têm o objetivo de mostrar a utilidade prática de ser Filósofo nos dias atuais, propondo uma forma profunda de lidar com as adversidades e conquistas cotidianas. Todas as reflexões são baseadas no legado de grandes filósofos, que atravessam diversas culturas e ciclos históricos.

Logo no dia 14 de março foi realizada a Aula de Apresentação do Curso de Filosofia à Maneira Clássica. O encontro tratou do valor prático de estudar filosofia nos dias atuais, ressaltou a importância do estudo comparado de filósofos do Oriente e do Ocidente, além de mostrar como se extrai destes conhecimentos ferramentas úteis para tornar o ser humano melhor.

Tags: Curso de filosofia | Diálogos | Palestra