Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

O Papel da Filosofia na Educação

O Papel da Filosofia na Educação

São Paulo - Zona Oeste

Categoria:

Na noite de quarta-feira, 9 de setembro, a sede Zona Oeste proporcionou uma palestra on-line, transmitida ao vivo no canal do YouTube da Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil, com o tema “O Papel da Filosofia na Educação”.

Para iniciar a reflexão, a professora Erika Kalvelage começou explicando o sentido da palavra educação, que muitas vezes é confundido com o entrar em contato com diversas informações ou aprender coisas novas e que sim, fazem parte do seu processo, mas não do seu sentido. Desta forma, conhecemos que essa palavra tem sua origem no latim educare, que significa tirar de dentro. Uma das formas filosóficas de entender isso é como se cada ser humano tirasse de si o que tem de melhor, sua verdadeira essência, possibilitando então que alguns elementos adormecidos despertem.

Este é o papel da educação, de se descobrir como ser humano, ou seja, quem realmente somos. E o papel da filosofia é importante neste momento, não como disciplina, mas como uma visão filosófica diante da vida. Desta maneira, o aprender não estaria apenas ligado a uma fase da vida, mas como permanente e constante aprendizado.

Para trilhar o caminho desta educação é preciso um primeiro passo, que é a abertura ao conhecimento e atenção aos aspectos da nossa vida, pois eles têm muito para nos ensinar, assim como admitirmos que não sabemos de tudo. “O filósofo Sócrates afirmava ‘só sei que nada sei’. Esta frase reflete uma virtude importante em quem se quer educar, quem quer aprender, que é a virtude da humildade”, finaliza Erika.

 

Tags: Palestra