Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Palestra celebra os 63 anos da Organização Internacional Nova Acrópole

Palestra celebra os 63 anos da Organização Internacional Nova Acrópole

São Paulo - Zona Oeste

Categoria:

Na quarta-feira, dia 15 de julho, a Organização Internacional Nova Acrópole celebrou 63 anos no mundo, propondo um ideal de cultivo a valores permanentes para contribuir com a evolução individual e coletiva através das linhas de ação: Filosofia, Cultura e Voluntariado. E para celebramos essa data tão importante, foi promovida uma palestra on-line trazendo diálogos sobre o tema “Filosofia como a Arte de Viver”.

A ocasião contou com a presença de Erika Kalvelage, Rafael Sanábio e Lucas Penna, professores da Nova Acrópole Zona Oeste. Para apresentar o assunto, a professora Erika refletiu sobre o significado da palavra Filosofia, que pode ser traduzido como amor à sabedoria e que, além disso, é uma busca pela compressão de si mesmo, da Natureza, do Universo e todos os seres, assim como, de entender os porquês da existência e o caminho de encontro a essas respostas fundamentais.

Uma postura de aprendizado diante dessa vivência seria como um escudo para enfrentarmos os desafios do cotidiano, apoiados nos conhecimentos filosóficos que são tão importantes. Uma vez nessa trilha, não necessitamos atravessá-la sozinhos, pois, como explica Lucas, “a filosofia será sempre um diálogo com a vida, com aqueles que já passaram e também com aqueles que estão juntos de nós”.

A filosofia como arte de viver, portanto, representa o aprendizado da convivência consigo mesmo e com os demais, pois é “através da filosofia que nós podemos encontrar uma convivência sadia conosco mesmo, ou seja, uma harmonização interior, onde o ser humano possa ser íntegro”, ressalta Rafael.

Inspirados nessas ideias, os palestrantes enfatizaram a filosofia como uma busca para se entender e viver uma vida que seja mais que apenas sobreviver, mas existir com profundidade, com sentido. “Para alcançar a sabedoria, temos que conseguir, em alguns instantes, ter a capacidade de fechar os olhos físicos para enxergar com a nossa alma”, finaliza Erika.

Tags: Palestra