Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Palestra on-line traz reflexões da obra “Sobre a Vida Feliz”, do filosofo Sêneca

Palestra on-line traz reflexões da obra “Sobre a Vida Feliz”, do filosofo Sêneca

São Paulo - Zona Oeste

Categoria:

A Organização Nova Acrópole de São Paulo – sede Zona Oeste, promoveu uma palestra on-line, transmitida ao vivo no canal do YouTube da Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil, na última quarta-feira, dia 19 de agosto, com o tema “Sobre a Vida Feliz” de Sêneca.

A professora Erika Kalvelage iniciou o tema expondo as ideias de Sêneca acerca da felicidade e de como conseguir alcançá-la. Segundo o filósofo, para iniciar esse caminho é importante refletir sobre o que é ser feliz, pois este entendimento nos levaria a conhecer a fundo o significado e o verdadeiro sentido da felicidade.

Para trilhar o caminho em direção a uma vida feliz, alguns elementos e virtudes são essenciais, como, por exemplo, a paciência e a nobreza, além de retirar o apego à sorte, já que isto gera no ser humano uma dependência de acontecimentos externos que não necessita de sua própria vontade.

Na obra de Sêneca, foi possível compreender que o homem foi presenteado pela natureza com o elemento da razão, a qual nos dá a possibilidade de escolha. Neste sentido, o filósofo observa que para seguir uma trilha em direção a verdadeira felicidade, é preciso fazer boas escolhas pautadas em virtudes, para que assim levemos uma vida mais consciente e menos instintiva. “Mas no momento em que passamos a observar os demais, observar o que nos cerca, trazer isso para nossa mente, com inteligência, ordem, clareza e determinação, isso vai nos permitir compreender cada vez mais tudo, até que nossa mente se ilumine e se preencha de verdade e, inclusive, para que possamos compreender melhor do que se trata essa felicidade”, conclui Erika.

 

Tags: Palestra