Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Platão e a arte de governar a si mesmo

Platão e a arte de governar a si mesmo

São Paulo - Zona Oeste

Categoria:

A Organização Nova Acrópole São Paulo – Zona Oeste promoveu uma palestra on-line, transmitida ao vivo no canal do YouTube da Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil, na quarta-feira, dia 02 de setembro, com o tema “Platão e a arte de governar a si mesmo”.

Na palestra, conduzida pelo professor Lucas Penna, foram expostas as ideias de Platão e seus ensinamentos de como podemos dirigir a nós mesmos. Na oportunidade, propôs a reflexão sobre qual parte de nós deveríamos colocar para governar, que segundo nos ensina este filósofo, seria necessário ser aquela mais racional, já que ela se adequaria como uma educadora de todo o corpo interno. Neste sentido, como descreve Platão em sua obra As Leis, a educação deveria visar o aperfeiçoamento do corpo e a melhor expressão desta parte mais transcendente do ser humano. “Uma vida de aperfeiçoamento constante, às vezes, melhorias muito pequenas, mas com constância, seria fundamental, e se fazemos isso ao longo de uma vida, percebemos que demos muitos passos”, acrescenta Lucas.

Na obra de Platão, compreende-se que quando o processo de educação, de governar a nós mesmos, for bem feito, o ser humano será capaz de reconhecer suas capacidades, bem como seus pontos fracos para que possa enfrentá-los e superá-los.

O professor citou ainda que o filósofo aponta a relevância do desenvolvimento de alguns bens, que auxiliarão nesse processo, são eles chamados de bens divinos: sabedoria, coragem, justiça e temperança, e desses virão os bens humanos: saúde, riqueza, vigor e beleza. “O mais importante é desenvolver esses bens divinos, esses elementos que dormem na raiz mais elevada do ser humano”, conclui.

 

Tags: Palestra