Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Sísifo e o sentido do trabalho

Sísifo e o sentido do trabalho

São Paulo - Zona Oeste

Categoria:

Na noite de quarta-feira, 11 de novembro, a sede Zona Oeste promoveu uma palestra on-line, transmitida ao vivo no canal do YouTube da Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil, com o tema Sísifo e o sentido do trabalho”.

Na palestra, conduzida pelo professor Lucas Penna, conhecemos o mito de Sísifo, o qual relata a história de um rei, que por enganar a morte, acabou sendo punido a fazer um trabalho repetitivo por toda a eternidade. Com esta narrativa, trazemos ensinamentos fundamentais ao ser humano, o de dar sentido ao ofício que realizamos, para além de uma obrigação. “Se o percebemos como algo punitivo e prejudicial a nosso ócio, deixamos de notar a experiência e o sentido que o trabalho nos traz de crescimento e desenvolvimento. O trabalho pode nos ensinar a lidar com o passado, o presente e o futuro. A não estar tão apegado as coisas que já foram e não esperar tanto, mas sim, estar presente de todo o corpo nessa ação, aqui e agora”.

Por meio do trabalho temos um aprendizado sobre a convivência e, além disso, podemos até oferecer um legado, como uma contribuição para que outros se beneficiem. Como bem lembrou Lucas, cada pequena ação tem sua reação e consequência, por isso, o fazer com propósito nos abrirá uma nova forma de olhar a nossa ocupação, como via de construção de nós mesmos. 

Tags: Palestra