Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Tradição da Festa Julina é comemorada na rua

Nova Acrópole / Tradição da Festa Julina é comemorada na rua
Tradição da Festa Julina é comemorada na rua

São Paulo - Zona Oeste

Categoria:

No dia 28 de julho, o bairro Perdizes acolheu a Festa Julina promovida pela sede Zona Oeste de São Paulo, da Organização Internacional Nova Acrópole.

A festividade foi uma oportunidade de confraternização ao redor de uma fogueira entre o público presente e contou com comidas típicas e brincadeiras, como a pescaria das virtudes e o tiro ao alvo dos kuravas (imperfeições, defeitos…), além de convidar os presentes a participarem de uma animada quadrilha, que celebrou desde São João até Platão.

Para recordar todo o significado dessa tradicional festa no Brasil, foi realizada a palestra O Sentido Filosófico das Festas Juninas, com o prof. Rafael Sanábio, que contou a todos sobre a origem de alguns dos principais costumes dessa tradição, como a influência dos fenômenos astrológicos do solstício e equinócio, que são os eventos responsáveis pela data ser comemorada há mais de dois mil anos.

Uma das curiosidades foi a referência nas cortes francesas para a criação da quadrille, a popular quadrilha, que primeiramente nasceu com os camponeses ingleses com o nome de campesine e foi trazida ao Brasil pelos portugueses durante o período de colonização do país.

Para finalizar, os espectadores aceitaram a proposta do palestrante para se apresentarem a um desconhecido que estivesse próximo, para que assim, pudessem reconhecer uns nos outros o ser que igualmente se identifica com a busca por um mundo mais justo, belo e fraterno, ou seja, um mundo ideal. E, nada melhor do que sentar-se à volta da fogueira em um mês tipicamente frio para aquecer-se e unir as pessoas ao seu redor.

Tradição da Festa Julina é comemorada na rua

Tags: Sarau