Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Voluntários arrecadam e produzem brinquedos com materiais recicláveis

Voluntários arrecadam e produzem brinquedos com materiais recicláveis

São Paulo - Zona Oeste

Categoria:

Como oferecer brinquedos que estimulem a criatividade das crianças, mas que, ao mesmo tempo, não signifiquem num futuro próximo ainda mais lixo se somando às toneladas que chegam aos oceanos?

Este questionamento surgiu durante os diálogos promovidos entre os alunos durante a última Semana do Meio Ambiente da Escola Zona Oeste da Nova Acrópole de São Paulo. Na ocasião se constatou a necessidade de se pensar uma solução em relação ao custo ambiental da Campanha de Natal.

Todos os anos a Nova Acrópole Zona Oeste/SP arrecada brinquedos para distribuir para as crianças de comunidades carentes em sua Campanha de Natal e todos os anos são descartados de 80 a 200 mil toneladas de resíduos plásticos nos oceanos, principal matéria prima dos brinquedos distribuídos.

Foi assim que, unindo-se em busca de soluções, professores e alunos chegaram a uma ideia simples e efetiva: produzir os brinquedos que serão distribuídos com material reciclado reunido pelos próprios estudantes da escola.

Agora o projeto conta com oficinas que ensinam seus voluntários a confeccionar brinquedos e jogos pedagógicos. Segundo Márcia e Odete Ezequiel, integrantes do projeto, além de beneficiar as crianças e dar um novo fim aos resíduos plásticos e demais materiais utilizados como matéria prima, tal iniciativa ainda tem sido meio para que os voluntários envolvidos possam exercitar a Vontade, Responsabilidade, Compromisso, Convivência e Generosidade. O projeto ainda contribui para que todos levem consigo a lição sobre a importância de se pensar o custo ambiental de suas ações no mundo em todos os outros setores de suas vidas.

Este é um ótimo exemplo da aplicação da filosofia à maneira clássica oferecida em Nova Acrópole que estimula seus estudantes a se unirem para buscar soluções inteligentes para desafios do mundo moderno. Ainda, com essa iniciativa, a Nova Acrópole cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com o ODS #15, de Vida Terrestre, e o ODS #12, de Consumo e Produção Responsáveis.

Tags: Ação Social | Oficina