Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Diálogo sobre o filme “O Gladiador”

Nova Acrópole / Diálogo sobre o filme “O Gladiador”
Diálogo sobre o filme “O Gladiador”

Taubaté

Categoria:
A Organização Internacional Nova Acrópole – sede Taubaté, promoveu no sábado, dia 14 de maio, às 19h, uma atividade de vídeo comentado. O filme escolhido para esta ocasião foi O Gladiador, um filme do ano 2000, dirigido por Ridley Scott, e estrelado por Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen. Alcançou grande sucesso de bilheteria, foi indicado a vários prêmios, vencendo cinco Oscars, incluindo o de Melhor Filme.
O ano é de 180 d.C. e o general romano Maximus, servindo ao seu imperador Marco Aurélio, prepara seu exército para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Após o combate, Maximus fica sabendo que Marco Aurélio, já velho e ciente de sua morte, quer lhe passar o comando do Império Romano. No filme, Cômodo, filho do imperador, mata o pai, assumindo o comando do império. Assim se desenrola a saga do general que se torna escravo, e de escravo vira um grande gladiador.
Após a exibição, foi aberto um diálogo entre os espectadores mediado pelos alunos Daniel Taboada e Murillo Melo. O objetivo desta conversa era discutir sobre a vida de Maximus e os ensinamentos de Marco Aurélio que ele praticava todos os dias. Seria possível nos identificarmos com um objetivo maior e altruísta como ele fez? Seríamos os homens de hoje capazes de compreender um ideal como Roma era para Marco Aurélio e Maximus? Que valores eram esses de que falavam os filósofos romanos e quais eram as suas aplicações práticas em suas vidas? Seria possível aplicar tais ensinamentos no mundo atual? Uma boa conversa levou os espectadores a citarem inclusive outras obras e histórias de outros grandes filósofos do Ocidente. A conclusão foi de que sempre é tempo de vivermos as ideias que valem a pena serem vividas.
Existem valores evidentes nas diversas formas de arte e não é diferente com o cinema. O vídeo comentado é uma atividade comum em Nova Acrópole, uma Organização Internacional presente em mais de 50 países no mundo, e tem como propósito aproximar as pessoas de valores atemporais retratados em obras selecionadas. Em Taubaté, esta atividade é promovida todos os meses, gratuitamente.
Tags: Diálogos